• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ensino de história e projeto integrado : possibilidades para a geração de aprendizagens significativas no ensino médio

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Deise Angelica Pasquali Bascheira.pdf (4.866Mb)
Data
2016-01-29
Autor
Bascheira, Deise Angélica Pasquali
Orientador
Ruffato, Katani Maria Monteiro
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação apresenta uma pesquisa voltada ao ensino de História no Ensino Médio e uma proposta de trabalho que favorece a aprendizagem via projetos interdisciplinares, porque se acredita que esse tipo de metodologia coloca alunos e professores diante de práticas educativas desafiadoras. São objetivos deste trabalho: examinar o papel da disciplina de História nos projetos integrados, analisar como contribuem para tornar o conhecimento histórico significativo e colaborar para a formação de indivíduos atentos à sua realidade. O tema desta pesquisa é a preocupação com a relevância das aulas de História para alunos do Ensino Médio. Investiga a contribuição dos projetos integrados, como alternativa para uma aprendizagem significativa em História, e o ponto de partida é a apresentação e análise da experiência de uma escola. A amostra compreende narrativas de 88 alunos e dois professores envolvidos com o projeto “Resgate das Relações Familiares – onde vivo e de onde vim”, realizado em 2011. Para essa análise, escolheu-se a ótica dos indicadores de uma aprendizagem significativa, apresentados por Seffner. Conclui-se que a interdisciplinaridade rompe as fronteiras das disciplinas e os muros entre as pessoas. Para isso, é preciso atitude e postura interdisciplinares por parte dos professores.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1096
Collections
  • Mestrado Profissional em História [89]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV