• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ensino de história e projeto integrado : possibilidades para a geração de aprendizagens significativas no ensino médio

Thumbnail
Ver/
Dissertacao Deise Angelica Pasquali Bascheira.pdf (4.866Mb)
Fecha
2016-01-29
Autor
Bascheira, Deise Angélica Pasquali
Orientador
Ruffato, Katani Maria Monteiro
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta dissertação apresenta uma pesquisa voltada ao ensino de História no Ensino Médio e uma proposta de trabalho que favorece a aprendizagem via projetos interdisciplinares, porque se acredita que esse tipo de metodologia coloca alunos e professores diante de práticas educativas desafiadoras. São objetivos deste trabalho: examinar o papel da disciplina de História nos projetos integrados, analisar como contribuem para tornar o conhecimento histórico significativo e colaborar para a formação de indivíduos atentos à sua realidade. O tema desta pesquisa é a preocupação com a relevância das aulas de História para alunos do Ensino Médio. Investiga a contribuição dos projetos integrados, como alternativa para uma aprendizagem significativa em História, e o ponto de partida é a apresentação e análise da experiência de uma escola. A amostra compreende narrativas de 88 alunos e dois professores envolvidos com o projeto “Resgate das Relações Familiares – onde vivo e de onde vim”, realizado em 2011. Para essa análise, escolheu-se a ótica dos indicadores de uma aprendizagem significativa, apresentados por Seffner. Conclui-se que a interdisciplinaridade rompe as fronteiras das disciplinas e os muros entre as pessoas. Para isso, é preciso atitude e postura interdisciplinares por parte dos professores.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1096
Colecciones
  • Mestrado Profissional em História [91]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV