• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Há um lugar bom de se viver: identidade, memória e o ensino da história local

Thumbnail
Ver/
Dissertação Ricardo Luis Herpich.pdf (14.92Mb)
Fecha
2022-09-22
Autor
Herpich, Ricardo Luis
Orientador
Lia, Cristine Fortes
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A presente dissertação aborda o ensino de História no município de Barão, Rio Grande do Sul, tendo como princípio comparar as propostas de ensino de História em contextos distintos, evidenciando a importância do ensino da história local para proporcionar aos educandos um processo de aprendizagem a partir da realidade em que estão inseridos. O trabalho se inicia analisando a evolução e as transformações ocorridas no ensino de História no Brasil e, consequentemente, de que forma as diversas escolas historiográficas influenciaram o processo de ensino, bem como as abordagens utilizadas em determinados períodos da história foram utilizadas para atender os anseios de sua época, para a criação de uma identidade nacional por meio da exaltação de heróis e da formação do espírito patriótico, até chegarmos às novas leis da educação, a fim de debater as responsabilidades sociais inseridas no ensino de História. O estudo apresenta as noções de história local e global e a perspectiva das muitas histórias que se constituem a partir dos inúmeros processos históricos que ocorrem em uma determinada sociedade, analisando a evolução e as transformações ocorridas no ensino da história local, no caso específico da cidade de Barão, por meio do Projeto Conhecendo o Município, uma vez que, essa forma de ensino pode possibilitar uma melhor compreensão da realidade vivida pelas sociedades atuais. Essa pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em História: Mestrado Profissional, para sua construção foram utilizadas diferentes abordagens metodológicas, tais como: documentos, jornais, encartes, fontes bibliográficas, fotos e mapas. O trabalho procura abordar ainda, como o ensino da história local pode contribuir para a preservação da memória e a construção da identidade do povo baronense, no qual, os conceitos se entrelaçam para a efetivação dos sentimentos de pertencimento e de identidade coletiva. Como resultado desta pesquisa, foi criado um álbum de figurinhas sobre a História de Barão, com textos, imagens, mapas e documentos, podendo servir de apoio pedagógico a professores e estudantes da educação básica. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10963
Colecciones
  • Mestrado Profissional em História [91]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV