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dc.contributor.advisorViecelli, Alexandre
dc.contributor.authorPezzi, Michel Francisco
dc.contributor.otherCesario, André Alaniz
dc.contributor.otherLuciano, Marcos Alexandre
dc.date.accessioned2022-09-22T23:10:11Z
dc.date.available2022-09-22T23:10:11Z
dc.date.issued2021-12-23
dc.date.submitted2021-12-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10969
dc.descriptionDesenvolveu-se no presente trabalho um estudo de análise estrutural com proposta de otimização das longarinas do chassi de uma usina móvel de asfalto reduzindo a massa do implemento. Teve-se também como objetivo entender o comportamento da estrutura durante sua aplicação, fazendo uso de uma nova ferramenta de projeto para a empresa. Para isso, foram levantadas as informações de carregamentos e funcionamento na obra, e então, realizada a discretização do domínio para análise estrutural utilizando o software SolidWorks, por meio do Método dos Elementos Finitos (MEF). Posteriormente, foram aplicadas técnicas de otimização estrutural através da ferramenta de Otimização de Projeto do software, buscando encontrar os possíveis cenários com resultados válidos. Propondo 15 novos cenários de otimização com três diferentes tipos de aços estruturais, e validando sob um coeficiente de segurança mínimo de 1,3, alcançou-se uma redução de massa de 21,04% em relação ao modelo inicial. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIn the present work, a study of structural analysis was developed with proposal for the optimization the chassis spars of a mobile asphalt plant, reducing implement mass. The aim was also to understand the behavior of the structure during its application, using a new project tool for the company. For this, the information on loading and operation in the work was found, and then, realized the discretization of the system for structural analysis using the SolidWorks software, through the Finite Element Analysis (FEA). Subsequently, structural optimization techniques were applied using the Project Optimization from software tool, looking to find the possible scenarios with valid results. Proposing 15 new optimization scenarios with three different kinds of structural steels, and validating with a minimum safety factor of 1,3, a mass reduction of 21,04% was achieved compared to the initial model. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAsfaltopt_BR
dc.subjectAnálise estrutural (Engenharia)pt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleAnálise estrutural e otimização das longarinas do chassi de uma usina móvel de asfaltopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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