Explicando o mundo para as crianças: a infância contemporânea nas páginas do Jornal Joca
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-08Autor
Kreling, Letícia Rodrigues
Orientador
Gonçalves, Marliva Vanti
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema o jornalismo infantil e a concepção da infância contemporânea no Jornal Joca. A pesquisa gira em torno da questão norteadora que busca identificar de que maneira o Jornal Joca compreende e retrata as crianças contemporâneas nas páginas do veículo. O procedimento metodológico de pesquisa bibliográfica privilegiou temas como as diversas visões acerca da infância ao longo da história até a contemporaneidade; a evolução do jornalismo, assim como a caracterização do jornalismo especializado para crianças e as características do jornalismo literário; os valores-notícia; a importância da educação no processo formativo do ser humano; a educação na contemporaneidade a partir da ducomunicação, entre outros. Neste trabalho, foram analisadas três edições do Jornal Joca dos anos de 2016, 2018 e 2020, com foco nas editorias Brasil, Maluquices e Repórter Mirim. A metodologia utilizada é constituída pelos métodos de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2016) e Estudo de Recepção, por meio da técnica de Grupo Focal. Como técnica de apoio foram realizadas as Entrevistas em Profundidade com a editora-chefe e a diretora educacional do veículo. Esses estudos possibilitaram verificar que o Jornal Joca produz o seu conteúdo com base no modelo das "crianças bem cuidadas", portanto, o lado social da infância que possui facetas extremas de abandono, violência e maus-tratos não é retratado no Joca. [resumo fornecido pelo autor]
Collections
- Jornalismo [90]