Show simple item record

dc.contributor.advisorBocchese, Marcell
dc.contributor.authorDahmer, Stéfani
dc.contributor.otherRech, Alessandra Paula
dc.contributor.otherHoffmann, Jacob Raul
dc.date.accessioned2022-10-07T12:25:29Z
dc.date.available2022-10-07T12:25:29Z
dc.date.issued2022-07-21
dc.date.submitted2022-07-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11032
dc.descriptionO presente trabalho de conclusão de curso tem como tema Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle. O objetivo geral da pesquisa é o de estudar e analisar como o veículo de comunicação Deutsche Welle contribui para a educação de imigrantes brasileiros. Nesse sentido, o referencial teórico envolve a história do veículo de comunicação Deutsche Welle, contextualização do jornalismo internacional (NATALI, 2014), contexto da educação (FREIRE, 1970) brasileira durante os anos, aprendizado de línguas estrangeiras e o crescimento do ensino a distância. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa foi o estudo de caso (GIL, 2008). Realizou-se uma pesquisa com estudantes da língua alemã; entrevista um representante do veículo de comunicação Deutsche Welle; análise do portal de comunicação Deutsche Welle. Como principal resultado, deve ser mencionado que o veículo de comunicação Deutsche Welle contribui para a educação de imigrantes brasileiros por meio da oferta de cursos de língua alemã em uma plataforma gratuita. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractDiese Abschlussarbeit geht um das Thema Bildung für brasilianische Einwanderer: Eine Fallstudie des deutschen Kommunikationsmittels Deutsche Welle. Das allgemeine Ziel der Forschung ist das Lernen und die Analyse darüber, wie die Deutsche Welle zu der Bildung von brasilianischen Einwanderern beiträgt. In diesem Sinne umfasst der wissenschaftliche Hintergrund die Geschichte des Kommunikationsmittels Deutsche Welle, die Kontextualisierung des internationalen Journalismus (NATALI, 2014), den Kontext der brasilianischen Bildung (FREIRE, 1970) im Laufe der Jahre, das Fremdsprachenlernen und das Wachstum von dem Distanzlernen. Die verwendete Methodik für die Entwicklung der Forschung war die Fallstudie (GIL, 2008). Es wurde eine Recherche mit Studierenden der deutschen Sprache; ein Interview mit dem Vertreter des Kommunikationsmittels Deutsche Welle; und eine Analyse über die Sender Deutsche Welle gemacht. Als Hauptergebnis ist zu erwähnen, dass das Kommunikationsmittel Deutsche Welle zu der Bildung von brasilianischen Einwanderern beiträgt, indem sie Deutschkurse auf einer kostenlosen Plattform anbietet. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isodept_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectImigrantes - Educaçãopt_BR
dc.subjectComunicação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectDeutsche Wellept_BR
dc.titleEducação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Wellept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Jornalismopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-07-20


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record