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Economia criativa: uma análise do mercado de jogos digitais e sua contribuição à economia brasileira
dc.contributor.advisor | Corá, Jacqueline Maria | |
dc.contributor.author | Pôrto, Marcelo Pederiva | |
dc.contributor.other | Soares, Lodonha Maria Portela Coimbra | |
dc.contributor.other | Gullo, Maria Carolina Rosa | |
dc.date.accessioned | 2022-10-25T00:30:21Z | |
dc.date.available | 2022-10-25T00:30:21Z | |
dc.date.issued | 2022-03-24 | |
dc.date.submitted | 2021-12-08 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11070 | |
dc.description | As atividades pertencentes à economia criativa detêm importância no crescimento econômico dos países, destacando-se pela capacidade de melhorar a geração e distribuição de renda, promover a inclusão social e proporcionar externalidades para diferentes setores econômicos. Logo, a criatividade é a peça fundamental para que essas atividades prosperem. Desse modo, o setor de jogos digitais tem sido reconhecido como destaque dentro desse conceito, atrelando cultura e criatividade junto aos avanços tecnológicos. Tendo em vista esse cenário, este estudo tem por objetivo analisar o mercado de jogos digitais, no contexto da economia criativa e sua contribuição para a economia brasileira. Para tanto, o estudo apresenta a base teórica sobre as teorias alusivas ao crescimento econômico de Schumpeter e ao crescimento endógeno de Romer e Lucas; define o comportamento dos ciclos econômicos e aborda como o progresso tecnológico evoluiu. Em sequência, expõe a evolução do conceito de economia criativa e sua importância no contexto global e nacional. Por fim, elucida a evolução e segmentação dos jogos digitais, os dados globais dessa indústria e como o Brasil se comporta em relação a esse mercado. Como procedimento metodológico, no capítulo dois, para desenvolvimento do estudo, foi adotado o método histórico e teórico-descritivo, no capítulo três e quatro utilizou-se a abordagem descritiva e estatística de modo a apresentar um panorama global e nacional da economia criativa e da indústria de jogos digitais. Como resultados do estudo, verificou-se que o setor de jogos digitais no Brasil possui posição de destaque no âmbito do consumo, porém no setor de desenvolvimento conta com poucos desenvolvedores e trabalhadores diretos, mas se aliar às novas tecnologias relacionadas à criatividade e ao aperfeiçoamento das políticas públicas, apresenta potencial de contribuição a economia nacional. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Economia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos - Indústria | pt_BR |
dc.title | Economia criativa: uma análise do mercado de jogos digitais e sua contribuição à economia brasileira | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Ciências Econômicas | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2022-03-22 |
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Ciências Econômicas [63]