Aplicação do Sales and Operation Planning (S&OP) em uma empresa metalúrgica : um estudo de caso
Visualizar/ Abrir
Data
2022-10-31Autor
Souza, Anderson de
Orientador
Galelli, Ademar
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho aborda a análise da situação atual de uma empresa que executa a transformação da matéria-prima de aço carbono gerando em seus processos finais produtos diversos. Além disso, a empresa conta com a área de componentes elétricos que utiliza materiais de poliuterano, nylon e cobre, entre outros, para diversificação de suas linhas de produtos, porém o foco do trabalho será na indústria de metalurgia pelo motivo do grande potencial de crescimento de mercado e pelo objetivo de reestruturação que empresa está buscando. Junto com a direção da empresa, identificou-se a necessidade de desenvolvimento e implantação de um método que busque a integração do planejamento de vendas e das operações dos processos internos da empresa, visando a melhor integração entre a fábrica e atendimento da demanda futura, ou seja, o que a empresa deve fazer em seus processos para suprir essa demanda com o menor custo possível maximizando o lucro e melhorando o nível de serviço desejado pelo cliente. Um dos métodos para atender essa necessidade da organização é chamado de S&OP (Sales and Operations Planning), conhecido como planejamento de vendas e operações, que busca suprir as necessidades de produção com base na demanda. Após a análise e observações, chegou-se à conclusão que há necessidade de uma proposta de melhoria para o nível de Gestão Industrial, facilitando desta forma a tomada de decisões através dos indicadores produtivos e previsões de demanda de modo que torne a empresa mais ágil, eficaz e eficiente em relação às demandas de mercado. Para isso, abordaram-se referenciais teóricos específicos sobre S&OP em Journals publicados em bases de dados como Scopus, Science Direct, Elsevier e Google Scholar, abrangendo também alguns métodos como programas de melhoria contínua, identificação das perdas, cálculos dos indicadores, entre outros conceitos que serviram de estruturação para o tema proposto. Os itens produzidos foram agrupados em seis clusters, com comportamentos semelhantes para efeito de aplicação de modelos de previsão de vendas. Como principais resultados obtidos salienta-se a possibilidade de fazer previsões de vendas e o cálculo dos respectivos recursos necessários para produção, além de se observar uma mudança cultural na empresa tornando a gestão mais assertiva, com maior transparência e envolvimento de todos os setores envolvidos. [resumo fornecido pelo autor]