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dc.contributor.advisorTessari, Anthony Beux
dc.contributor.authorPedri, Vagner Augusto
dc.contributor.otherFay, Claudia Musa
dc.contributor.otherRuffato, Katani Maria Monteiro
dc.date.accessioned2022-11-03T12:48:04Z
dc.date.available2022-11-03T12:48:04Z
dc.date.issued2022-01-26
dc.date.submitted2021-12-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11100
dc.descriptionA presente pesquisa investigou a história do Aeroclube/Aeroporto de Caxias do Sul/RS, a partir do arquivo fotográfico disponibilizado pela instituição, compreendendo o período de sua criação até o primeiro voo de uma linha aérea que ligou uma cidade do interior a uma capital de outro Estado em 1941/1988. Os investimentos na aviação no Brasil começaram tardiamente, mesmo que entusiastas brasileiros já estivessem realizando testes com aeronaves, de forma amadora. Ainda na primeira década do século XX, e com o Aeroclube do Brasil fundado no início da segunda década, a aviação brasileira só passou a receber incentivos por parte do governo no período entre guerras, mais precisamente durante o Governo Vargas com a instauração do Estado Novo (1937/1945), que trouxe dentro de sua política a Campanha Nacional da Aviação. O Aeroclube de Caxias do Sul é um entre tantos que foram criados durante as obras do Estado Novo. Nesse período, surgiu na política de aviação o jornalista Assis Chateaubriand, que lançou a Campanha Nacional da Aviação com o slogan "Deem asas ao Brasil". A campanha teve como regra a doação de aeronaves aos aeroclubes pelo Brasil feitas por empresas privadas. Em 24 de agosto de 1941, o aeroclube de Caxias do Sul recebeu seu primeiro avião, um Piper Cruiser PA-11-PP TODA, o qual foi batizado de "Duque de Caxias". Com o fim do Estado Novo, os incentivos na aviação diminuíram, mas o Aeroclube de Caxias do Sul se manteve formando pilotos desde 1942. Em 1952, o Aeroclube de Caxias mudou de endereço, retirando sua sede do bairro Cinquentenário para se instaurar no bairro Salgado Filho. Na década de 1960, o Aeroclube apoiou o movimento pela Legalidade, mas nessa mesma época o Governo Militar assumiu o cenário político, derrubando João Goulart do poder. O período do Governo Militar se tornou um atraso para a aviação brasileira, principalmente para os Aeroclubes. A Prefeitura de Caxias do Sul e o Governo do estado do Rio Grande do Sul, a partir dos anos de 1970, se uniram para investir no Aeroclube/Aeroporto e asfaltar sua pista, a fim de receber o presidente Médici. O Aeroclube ainda era de chão batido, desde sua inauguração. Nesse mesmo período e durante uma assembleia da Câmara dos Vereadores, o Aeroporto recebeu o nome de Hugo Cantergiani. Já em 1980, o Aeroclube/Aeroporto, novamente com incentivo do Estado e da Prefeitura, recebeu investimentos para se tornar um aeroporto intermunicipal. A partir disso, o último capítulo desta pesquisa apresenta o jogo de cartas no estilo Super Trunfo com as imagens do Aeroclube. Sendo assim, este estudo conta a história da Aviação em Caxias do Sul e de personagens que fizeram da aviação um estilo de vida e oportuniza que outros estudiosos possam conhecer mais sobre o assunto, bem como a importância da mulher no âmbito da aviação. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present work investigates the history of the air club/airport in the city of Caxias do Sul, Rio Grande do Sul state, in Brazil, using as a starting point a photographic file provided by the institution. The file covers the period of the institution creation until the first flight of a flight company that connected a countryside city to the capital of another state (1941/1988). The investments in the aviation sector in Brazil started late, even with the enthusiasm of the Brazilians who had performed tests with aircrafts, amateurly, in the first decade of the 20th century. The foundation of the Aero Clube do Brazil (Brazilian Air Club) was in the beginning of the second decade, and the Brazilian aviation sector only received government investments in the period between wars, more precisely during the government of president Vargas, with the instauration of the Estado Novo (New State) 1937/1945, when there was a political campaign for National Aviation. The air club in Caxias do Sul was one many constructions made during Estado Novo, at this time the journalist Assis Chateaubriand arises in the aviation politics scenario with the National Campaign for Aviation with the slogan "Deem asas ao Brasil" (Give wings to Brazil). The campaign has the rule for private companies to donate aircrafts to the air clubs around Brazil. The air club in Caxias do Sul received its first airplane, a Piper Cruiser PA-11-PP TODA, called "Duque de Caxias", on August 24th 1941, also the date of its inauguration, the first airplane donated in the campaign. With the end of the Estado Novo the incentives for aviation decrease, but the air club in Caxias do Sul continues its program to graduate pilots since 1942. In 1952, the air club in Caxias do Sul changes its address, extinguishing its headquarters in the district of Cinquentenário, moving to its current address in the district of Salgado Filho. In the 1960's the air club supported the Legalista (Legal) movement, but in this same period the Military took power, deposing the elected president João Goulart. The Military Regime was a setback for Brazilian aviation, especially for the air clubs. The main hall of Caxias do Sul and the Rio Grande do Sul state government, from 1970's on, united to invest in the air club/airport, paving the lane to receive the president Médici. In this same period the airport was named Hugo Cantergiani during a meeting at the Chamber of Councilmen, and in 1980 the air club/airport got new investment, from the state and the main hall, to turn it into an intercity airport. In the last chapter there will be a card game with images of the Air Club. Therefore, this paper tells the history of the aviation in the city of Caxias do Sul, and the characters that are and were part of a life style, it also creates an opportunity for other scholars to get interested in the topic to contribute with further research, especially regarding women in the aviation sector. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectAeroportos - Caxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.titleCampo da aviação - a história pela fotografia: da criação de um aeroclube ao primeiro voo da linha aérea Caxias do Sul/São Paulo (1941/1988)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Históriapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-01-10


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