Sfoglia Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra per Autore "Boff, Elisa"
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Classificação de emoções a partir de expressões faciais com deep learning
Guerra, Caroline (2022-12-10)Saúde mental é um assunto que está cada vez mais em alta, sendo de suma importância conhecer e falar sobre. Problemas como estresse, ansiedade e depressão são considerados como as doenças do século, afetando cada vez mais ... -
Comunidades de práticas no contexto escolar
Röver, Vicente SpiandorelloA rápida evolução tecnológica que vivemos nos proporcionou uma grande popularização das tecnologias, fazendo com que desde cedo crianças, jovens e adolescentes tenham acesso a diferentes formas de software e hardware. Hoje, ... -
Concepção de protótipo de aplicativo para eventos de música eletrônica
Pires, Patrícia Guidini (2020-12-24)Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe a construção de um protótipo navegável de um aplicativo de acesso à cultura Trance e seus festivais de música eletrônica no território brasileiro, bem como a facilitação e a ... -
Definição e implementação da camada de persistência de dados para a ferramenta indexVideo
Cunha, Elton Poloni daIndexVídeo é uma aplicação desenvolvida para fins didáticos que auxilia no aprendizado através de conteúdos multimídias. A mesma possui diretivas de busca de conteúdos e recuperação de trechos de vídeos selecionados. Prevê ... -
Desenvolvimento de game educativo para frequentadores iniciantes de academia
Sartor, Carolina Paganella (2020-12-30)A proposta deste trabalho é desenvolver um jogo educativo (serious game) cujo objetivo é transmitir informações relacionadas à nutrição e exercícios físicos de forma leve e divertida, para praticantes iniciantes de academia, ... -
Desenvolvimento de hipermídia sobre a redemocratização brasileira
Baretta, Pedro Henrique (2021-12-30)Utilizando metodologias para explorar o potencial que as hipermídias possuem para disseminar informações, este trabalho propôs projetar e implementar um programa com caráter educativo sobre o período de redemocratização ... -
Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem para uma escola de ensino técnico em saúde
Casagrande, CleberEste trabalho foi realizado na Escola de Educação Profissional em Saúde do Hospital Pompéia. Tem como objetivo o desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para a escola em questão, disponibilizando um sistema ... -
Desenvolvimento de um protótipo de aplicativo móvel utilizando ferramenta multiplataforma
Bassotto, HelenaO desenvolvimento de aplicativos móveis está amplamente ligado às plataformas dos dispositivos. Com a diversidade de plataformas existentes e suas diferentes linguagens de programação, desenvolver um aplicativo abrangente ... -
Desenvolvimento de um recomendador de livros com base em técnicas de mineração de dados
Scariott, Suelen (2019-12-11)Com o grande volume de dados disponível hoje em dia existe dificuldade de encontrar conteúdo relevante. Os sistemas de recomendação vêm ao encontro a essa necessidade, fornecendo recomendação de conteúdo de maneira ... -
Desenvolvimento de um Serious Game para a aprendizagem do pensamento computacional
Lima, Henrique Pagno de (2018-05-07)O objetivo principal deste trabalho foi a modelagem, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de serious game que auxilie crianças a desenvolverem lógica computacional. Os serious games tem se tornado cada vez mais ... -
Desenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programação
Oliveira, Gabriel Carniel de (2022-12-12)A taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado ... -
Desenvolvimento de um sistema de análise de semântica latente para avaliar produções textuais
Gil, Ricardo DacólEste trabalho apresenta um estudo sobre Processamento de Linguagem Natural e Mineração de Texto, abordando os principais conceitos e técnicas, como a classificação de textos e sumarização. No contexto educacional, existem ... -
Desenvolvimento de uma atividade gamificada voltada ao turismo de Caxias do Sul
Gomes, Micael Nozari (2017-08-15)Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo elevar a experiência turística da cidade de Caxias do Sul através de uma atividade gamificada. De forma geral, este trabalho busca compreender em como o turismo pode ... -
Detecção de anomalias estruturais em barragens utilizando uma arquitetura autoencoder
Milczarek, Alexsander Küster (2023-10-19)Segurança em barragens é um tema de extrema importância, já que acidentes envolvendo tais construções podem causar grandes danos à população e ao meio ambiente. Para garantir a segurança destas estruturas é necessário ... -
Distribuição digital: explorando a ascensão dos gêneros de nicho por meio do Adventure Point-and-click
Santos, Bruno Silva (2023-08-18)Este trabalho explora o surgimento, a ressurgência e a popularidade de jogos voltados para gêneros de nicho a partir da transição da distribuição física de conteúdo para a distribuição digital, assim como os sistemas e as ... -
Entregas de Penny : desenvolvimento de um serious game para aprendizagem sobre redes de computadores
Silva, Ronald Gamba (2019-12-12)O objetivo principal do trabalho é criar um serious game, chamado Entregas de Penny, a respeito de redes de computadores, com o foco na arquitetura TCP/IP. Esta é uma área de ensino onde os alunos apresentam dificuldades ... -
Estratégias de código-fonte centralizado para a gestão eficiente de variantes de produtos de software
Tonin, Rangel Cristiano (2024-08-12)Em um mercado cada vez mais competitivo, a capacidade de uma empresa de adaptar e diversificar seus produtos é crucial para o sucesso e sustentabilidade a longo prazo. A empresa Eterno Software enfrentava desafios ... -
Estudo comparativo de algoritmos de agrupamento para mineração de dados educacionais
Zat, DalineA mineração de dados educacionais é um campo de pesquisa que vem adquirindo destaque dentro da área de mineração de dados. Ela é uma disciplina que busca obter novas informações através de dados educacionais com o intuito ... -
Estudo de aplicação de interface alternativa a jogos baseados no Desktop
Porto, Tássia dos SantosEste projeto busca contextualizar as interações entre homem e computador, especificamente nos jogos, e analisar a possibilidade da inserção de dispositivos alternativos de entrada aos jogos digitais baseados no conceito ... -
Estudo de caso sobre visualização de dados na área da saúde
Bertolini, RogérioEste trabalho apresenta um estudo sobre a Visualização de Dados na área da saúde, destacando a complexidade de se trabalhar com representações visuais em formato de gráficos com grandes quantidades de dados. A Visualização ...