Navegação Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra por título
Itens para a visualização no momento 291-310 of 353
-
Realidade aumentada como forma de publicidade diferenciada no ramo imobiliário e de construção civil
Este trabalho apresenta conceitos e exemplos de aplicações que utilizam a tecnologia de Realidade Aumentada, e também outras tecnologias como Realidade Virtual. É apresentado o funcionamento da tecnologia e quais os ... -
Realidade aumentada como suporte e-commerce
A Realidade Aumentada é uma tecnologia que proporciona interação e representação avançada entre os mundos real e virtual, que pode auxiliar os clientes a comprar em sites de e-commerce. Devido a grande quantidade de opções ... -
Reconhecimento automático de gêneros musicais utilizando classificadores baseados em múltiplas características
O reconhecimento automático de gêneros musicais é um importante problema de pesquisa que tem recebido muita atenção de pesquisadores e profissionais da música digital. Os benefícios deste reconhecimento podem ser aplicados ... -
Reconhecimento automático de língua baseada em tokens
Um sistema de reconhecimento automático de língua tem por objetivo identificar a língua que está sendo falada por um locutor. O reconhecimento da língua pode reduzir o problema de comunicação entre as pessoas de diferentes ... -
Reconhecimento de emoções: um estudo de caso utilizando biossensores
(2019-08-26)Nesta pesquisa foi desenvolvido um classificador de emoções independente de usuário capaz de inferir as emoções de felicidade, raiva, tristeza e neutralidade, utilizando biossensores. Os sinais de atividade eletrodermal, ... -
Reconhecimento de estresse por meio de técnicas de detecção de padrões
(2019-12-09)Depressão, ansiedade, raiva, úlcera, gastrite, psoríase, ataques cardíacos e diabetes tipo 2 são algumas das doenças que podem ser ocasionadas pelo excesso de estresse na vida do ser humano. Devido a isso, para se ter uma ... -
Reconhecimento de imagética motora utilizando eletroencefalografia
(2020-12-23)Pessoas acometidas de doenças degenerativas muito graves possuem atividade cerebral como qualquer outra pessoa. Entretanto, elas possuem obstruções nas vias normais de comunicação responsáveis pelo controle dos nervos e ... -
Redes neurais deep learning aplicadas ao reconhecimento facial
(2019-06-25)O reconhecimento facial por computadores ainda é uma tarefa desafiadora. Sistemas de redes neurais buscam soluções para que a tarefa de reconhecimento seja cada vez mais uma realidade. Hoje, as redes neurais convolucionais ... -
Redes neurais na classificação de imagens da membrana timpânica
(2019-06-18)As otites são o principal motivo de visita aos médicos por crianças na idade pré-escolar. No mundo, acredita-se que aproximadamente 740 milhões de pessoas por ano serão afetadas por otite média aguda ou otite média crônica ... -
Reengenharia do software BacPP
(2023-07-28)O BacPP é uma ferramenta de bioinformática criada para reconhecer e predizer se sequências de DNA são promotoras de acordo com um fator sigma (σ). Inicialmente desenvolvido como um script Python, o BacPP ganhou uma versão ... -
Roteiro para elaboração de programas de auditoria em sistema ERP (Enterprise Resource Planning)
Neste trabalho será proposto um roteiro para a elaboração de programas de auditoria, os quais estarão focados em sistema ERP (Enterprise Resource Planning) já em utilização. O roteiro visa ser um instrumento de apoio a ... -
SDQI : sistema de detecção de quedas de idosos
As quedas sofridas por idosos tem sido um problema nos últimos tempos, principalmente para o estudo da geriatria. Um dos principais problemas dessas quedas é a falta de socorro posterior ao momento do acidente, no qual o ... -
Segurança digital: avaliação do nível de conhecimento da população sobre os riscos de segurança atrelados ao uso da internet na região de Bento Gonçalves
(2017-08-21)A popularidade da Internet juntamente com a facilidade de acesso através da inclusão digital leva à tona um problema de proporções gigantescas, os chamados crimes cibernéticos. Como a população foi inserida nos meios ... -
Serious game como ferramenta de ensino de lógica de programação para crianças
Os serious games são ferramentas de aprendizagem eficazes, pois são motivadores e porque podem comunicar de forma e ficiente conceitos e fatos sobre diversos assuntos. O objetivo deste trabalho era projetar e desenvolver ... -
Um Serious Games para apoio a pré-alfabetização
Com o surgimento das novas interfaces humano-computador que tornaram a tecnologia cada vez mais interativa, os games tornaram-se uma ferramenta em potencial à diversas aplicações. É possível verificar-se os benefícios que ... -
Simulação computacional de estruturas de nanodiamantes
(2019-06-24)Os nanodiamantes são objeto de estudo em diversas áreas de aplicação, uma vez que as características estáveis e propriedades físicas/mecânicas notáveis os tornaram em um excelente material do ponto de vista tecnológico. ... -
Sistema de autoatendimento e gerenciamento de pedidos na nuvem
Este trabalho propõe uma solução de autoatendimento para estabelecimentos do setor gastronômico, permitindo uma maior independência dos clientes ao frequentá-los. Terminais de autoatendimento em bancos e aeroportos já fazem ... -
Sistema de automação residencial: acessibilidade no controle doméstico
A necessidade de propiciar a pessoas com deficiência maior autonomia em suas tarefas domiciliares tem auxiliado o crescimento do mercado de sistemas para Automação Residencial; todavia, mantêm um custo elevado. Assim este ... -
Sistema de detecção de intrusão distribuído com monitoramento multiagentes
Neste trabalho é apresentado o conceito de detecção colaborativa em uma arquitetura para um Sistema de Detecção de Intrusão que utiliza do conceito de sistemas multiagentes. O objetivo deste recurso é fazer com que o SDI ...