Sfoglia Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra per Autore "Boff, Elisa"
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AAACT - avaliador e analisador automático de coesão textual
Candido, Thiago Gaglietti de (2017-08-15)Esse artigo apresenta o processo de análise e avaliação da coesão textual através da implementação o de uma ferramenta on-line. O método apresentado utiliza o mecanismo de coesão lexical como elemento principal da análise, ... -
Agenda colaborativa e gamificada de eventos turísticos
Vieiro, Gabriel Menegazzi (2018-06-25)Com a grande evolução das tecnologias de informação e comunicação nos últimos anos, vem se desenvolvendo uma sociedade cada vez mais conectada ao ciberespaço, onde a colaboração dos usuários é a principal ferramenta na ... -
Ambiente de aprendizagem de programação de computadores
Zenato, MatheusA área da Inteligência Artificial aplicada à Educação busca a utilização das técnicas de Inteligência Artificial para a resolução de problemas educacionais a fim de propiciar ferramentas que auxiliem os alunos e professores ... -
Ambiente digital como registro artístico de um percurso autobiográfico a partir de manifestações emocionais
Monteiro, Ricardo Merlin (2021-12-15)O trabalho apresenta a criação de um ambiente digital com o objetivo de explorar a utilização dos recursos digitais para expressão artística. A temática parte da ressignificação de percursos emocionais registrados em ... -
Análise de ferramentas de mapeamento de dados
Delagustinhi, Pedro Antonio (2021-12-15)Este trabalho tem como objetivo analisar e avaliar ferramentas de mapeamento de dados, com o intuito de identificar a ferramenta que mais tem aderências com a norma ABNT NBR ISO/IEC 27701 e a Lei Geral de Proteção de Dados ... -
Análise ludológica dos jogos pervasivos e estudo da implementação em dispositivo móvel
Fardo, Marcelo Luís (2011)Este trabalho apresenta dois objetivos principais. Um deles é a pesquisa por uma definição do conceito de jogos pervasivos. O outro é o estudo técnico de algumas funcionalidades avançadas de uma das plataformas tecnológicas ... -
Análise postural digital para ciclistas
Franke, LeonardoO presente trabalho objetiva o estudo de conceitos e desenvolvimento de um sistema digital que auxilie ciclistas amadores, de forma simples, a obterem um posicionamento correto durante o pedalar. Tal sistema, nomeado ... -
Aplicação de máquinas de suporte vetorial na classificação textual
Bellini, Rafael (2020-12-19)A área de classificação de dados textuais envolve a coleta, o processamento, a análise e a construção de modelos para classificar textos. Ela se vale de algoritmos de machine learning. Dentre eles, destaca-se o algoritmo ... -
Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças
Lima, Luan Lucas Pereira de (2018-05-09)A introdução da lógica computacional para crianças proporciona o desenvolvimento de habilidades como, o pensamento computacional e o raciocínio lógico. Estas são habilidades importantes, principalmente na atualidade, sendo ... -
Aplicativo educativo para compreensão das emoções em crianças autistas
Danieli, ClaudiaAutistas tem dificuldade de reconhecer e expressar emoções. Existem muitas pessoas com autismo e um número muito pequeno de aplicativos voltados para ajudá-los. Com base nisso, este trabalho propõe o desenvolvimento de um ... -
Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa
Pagno, Anne LorandiNarrativas são muito utilizadas em diversos tipos de games e geralmente são apresentadas na forma de animações. Elas têm o poder de manter a atenção e o interesse do jogador por mais tempo em um mesmo jogo. Narrativas estão ... -
Aquisição e modelagem de conhecimento para desenvolvimento de um assistente pessoal na área da saúde
Leite, FrancieleO acesso ao conhecimento da área da saúde é um processo que exige muitas habilidades, pois a quantidade de informações disponibilizadas nas bases de dados da saúde pública ou bibliográficas é muito grande. Assim, para ... -
Armazenando registros de colaboração utilizando triple store
Molon, João TossEste trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um protótipo para o armazenamento de Registros de Colaboração em bases de dados triple store. No contexto de Comunidades de Prática, Registros de Colaboração podem ser ... -
Avaliação de sistemas de gerenciamento de conteúdo para desenvolvimento web: um estudo comparativo
Franceschini, Ottavio Augusto (2023-08-05)No momento atual, existem diversas ferramentas/plataformas voltadas para construção de sites, e/ou gerenciadores de conteúdo utilizadas para o desenvolvimento de aplicações web. Essas plataformas de software desempenham ... -
Avaliando as redes neurais recorrentes na complementação de código
Guimarães, Matheus Feijó Ferreira (2021-12-14)A complementação de código é uma funcionalidade desejável a ambientes de desenvolvimento integrados. Diversos são os desafios encontrados na sua implementação. As linguagens apresentam inúmeras classes, métodos, interfaces ... -
Áudio binaural: uma experiência imersiva
Tissot, Nathália Hoffmann (2022-07-21)Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda o tema das ondas binaurais, suas características, as áreas de atuação, e o que pesquisadores têm produzido sobre o assunto, mostrando que as ondas binaurais são assim uma experiência ... -
O áudio como ferramenta imersiva em jogos digitais
Chedid, Marcos Vinícius Graminho (2023-07-21)A paisagem sonora desempenha um papel fundamental na imersão do usuário em jogos digitais. Com o crescimento expressivo do mercado de jogos em todo o mundo, a noção de que os jogos são destinados apenas a um grupo etário ... -
Bachelor final project: socially interactive robots : an experiment on the assistive context
Rosa, Gilvan Gomes da (2018-05-07)The Socially Assistive Robotics (SAR) field studies how robots can help humans through social rather than physical interaction. It may seem contrary to common sense expectation that physical robots can be used for social ... -
Blooming of friendship: uma animação com elementos gore
Lovatto, Carolina Sperb (2023-07-17)Este trabalho é o resultado de uma profunda pesquisa na área de animação, a fim de se criar, ao final, uma animação 2D autoral, tendo como base todo o estudo depreendido até então. Primeiramente, é importante conhecer a ... -
Classificação de emoções a partir de expressões faciais com deep learning
Guerra, Caroline (2022-12-10)Saúde mental é um assunto que está cada vez mais em alta, sendo de suma importância conhecer e falar sobre. Problemas como estresse, ansiedade e depressão são considerados como as doenças do século, afetando cada vez mais ...