• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra
  • Ciência da Computação - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra
  • Ciência da Computação - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ambiente de aprendizagem de programação de computadores

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Matheus Zenato.pdf (2.394Mb)
Autor
Zenato, Matheus
Orientador
Webber, Carine Geltrudes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A área da Inteligência Artificial aplicada à Educação busca a utilização das técnicas de Inteligência Artificial para a resolução de problemas educacionais a fim de propiciar ferramentas que auxiliem os alunos e professores na construção de conhecimento. Dentre as áreas das quais a pesquisa em Inteligência Artificial aplicada à Educação envolve merece destaque o estudo dos ambientes de aprendizagem inteligentes. Esse documento apresenta um estudo sobre os ambientes virtuais de aprendizagem e uma análise sobre alguns ambientes existentes a fim de levantar requisitos e funcionalidades para a elaboração de uma interface à um ambiente virtual de aprendizagem em programação de computadores. E, desta forma, desenvolver uma ferramenta que possa minimizar as dificuldades na aprendizagem desta disciplina. Para a elaboração desse projeto seguiu-se uma metodologia baseada em quatro fases sendo a primeira o estudo e a análise da problemática aprendizagem de algoritmos através de ambientes virtuais, a segunda sendo a modelagem da interface e suas funcionalidades, a terceira fase contemplando a construção e a fase final contemplando a realização de testes. A interface se integrará a um sistema de analise de algoritmos a fim de fornecer ao professor um diagnóstico sobre os pontos fracos do aluno referentes ao conteúdo em questão. Por se tratar de um ambiente destinado a construção de conhecimento, esse ambiente buscou agregar recursos de interface que facilitem a sua utilização, por causa disso, o estudo de conceitos de ergonomia e usabilidade também se fez presente o que possibilitou se chegar a uma solução de fácil manuseio e que não cause grandes transtornos ao utilizador (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1277
Collections
  • Ciência da Computação - Bacharelado [183]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV