Ambiente de aprendizagem de programação de computadores
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Autor
Zenato, Matheus
Orientador
Webber, Carine Geltrudes
Metadata
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A área da Inteligência Artificial aplicada à Educação busca a utilização das técnicas de Inteligência Artificial para a resolução de problemas educacionais a fim de propiciar ferramentas que auxiliem os alunos e professores na construção de conhecimento. Dentre as áreas das quais a pesquisa em Inteligência Artificial aplicada à Educação envolve merece destaque o estudo dos ambientes de aprendizagem inteligentes. Esse documento apresenta um estudo sobre os ambientes virtuais de aprendizagem e uma análise sobre alguns ambientes existentes a fim de levantar requisitos e funcionalidades para a elaboração de uma interface à um ambiente virtual de aprendizagem em programação de computadores. E, desta forma, desenvolver uma ferramenta que possa minimizar as dificuldades na aprendizagem desta disciplina. Para a elaboração desse projeto seguiu-se uma metodologia baseada em quatro fases sendo a primeira o estudo e a análise da problemática aprendizagem de algoritmos através de ambientes virtuais, a segunda sendo a modelagem da interface e suas funcionalidades, a terceira fase contemplando a construção e a fase final contemplando a realização de testes. A interface se integrará a um sistema de analise de algoritmos a fim de fornecer ao professor um diagnóstico sobre os pontos fracos do aluno referentes ao conteúdo em questão. Por se tratar de um ambiente destinado a construção de conhecimento, esse ambiente buscou agregar recursos de interface que facilitem a sua utilização, por causa disso, o estudo de conceitos de ergonomia e usabilidade também se fez presente o que possibilitou se chegar a uma solução de fácil manuseio e que não cause grandes transtornos ao utilizador (sic).