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dc.contributor.advisorBaccon, Melissa
dc.contributor.authorGiacomelli, Jeferson da Veiga
dc.contributor.otherLima, Olga Maria Blauth de
dc.contributor.otherDebenetti, Valdete Elza Spindler
dc.date.accessioned2022-12-07T12:08:19Z
dc.date.available2022-12-07T12:08:19Z
dc.date.issued2022-07-15
dc.date.submitted2022-07-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11321
dc.descriptionAs revoluções industriais ocorridas ao longo dos anos foram marcadas por grandes transformações e inovações. No século XXI, com a chegada da quarta revolução industrial, conhecida como a Indústria 4.0, no qual engloba as principais tecnologias e inovações referentes à automação, robotização e informação, vem impulsionando o crescimento dos negócios, o surgimento de novos empregos e a demanda por habilidades. Esta nova revolução traz consigo, além de desafios, grandes oportunidades. Portanto, o mercado de trabalho requer uma análise quanto à organização do trabalho, pois exigirá profissionais com formação especializada e capazes de atender às exigências advindas da Indústria 4.0. O objetivo do presente trabalho é analisar a percepção dos acadêmicos sobre a formação recebida frente as Soft Skills necessárias para atuar na Indústria 4.0. Para isso, foi feito um estudo descritivo, quantitativo, por meio da aplicação de uma pesquisa, através de um questionário, com os acadêmicos do Curso de Administração de um Campus Universitário. O questionário foi enviado para 67 acadêmicos, obtendo 36 respostas válidas. Os resultados apontaram que os acadêmicos possuem pouco conhecimento em relação a Indústria 4.0 e sobre as tecnologias que movimentam esta revolução. Identifica-se que o tema Indústria 4.0 foi abordado nas disciplinas do curso de Administração, porém não houve aprofundamento sobre o assunto. Em relação as Soft Skills notou-se que além dos alunos possuírem pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema, também não foi abordado nas disciplinas do curso. Notou-se que os alunos entendem que as transformações digitais frente à Indústria 4.0, irá promover alterações no mercado de trabalho e criará uma demanda por profissionais mais capacitados. Constatou-se que os acadêmicos compreendem a importância de se ter as Soft Skills exigidas para atuar no mercado de trabalho futuro e possibilitar a conquista de bons resultados e a excelência como profissional. Ainda, identificou-se que a maioria dos acadêmicos não se sente preparada para atuar no mercado de trabalho da indústria 4.0, isso sendo percebido nos alunos que estão na fase final do curso. Além disso, destaca-se que os acadêmicos concordam que os modelos de formação e capacitação profissional necessitam ser reformulados para que estejam alinhados às novas demandas do mercado de trabalho. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectIndústria 4.0pt_BR
dc.subjectHabilidades pessoaispt_BR
dc.titleAs softs skills na formação do profissional frente às transformações digitais da indústria 4.0: um estudo da percepção dos acadêmicos de administração de um campi universitáriopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Farroupilhapt_BR


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