• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Josilane Sousa Do Nascimento Solon.pdf (1.317Mb)
Data
2022-12-15
Autor
Solon, Josilane Sousa do Nascimento
Orientador
Larentis, Fabiano
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Com o impacto da Pandemia da COVID-19 no setor educacional, viu-se a necessidade de novas configurações no ambiente organizacional para a continuação do serviço prestado. Nesse contexto, encontrou-se na tecnologia o principal meio de transmissão de ensino, preservando o distanciamento entre as pessoas no momento de isolamento social e mantendo sua atividade competitiva. O presente trabalho tem por objetivo analisar como se deu a constituição das capacidades dinâmicas partindo do desdobramento da inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto do surto do novo coronavírus, sob a percepção da diretoria da entidade, do setor de tecnologia de informação e de discentes. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de estudo de caso único, em uma instituição de ensino superior, envolvendo a triangulação com entrevista semiestruturada, observação e consulta documental. Foram realizadas sete entrevistas entre diretoria, discentes e funcionários do setor de tecnologia, até que foi atingida a saturação teórica, em sequência, foi efetuada a análise dos dados com categorização a posteriori. Sobre as condições de adaptação, a instituição contou com o redimensionou as equipes e cargas horárias para transmissão das aulas e trabalho no ambiente remoto, em consonância a aquisição de recursos físicos, digitais e humanos aliada a capacitações sobre o uso das tecnologias e estratégias pedagógicas interativas. Ademais, realizou a incorporação de softwares tais como o Zoom, Microsoft Team e ambiente virtual de aprendizagem FLF Connect, bem como adoção de estratégias de marketing digital, plano de negócios e análise de relatórios de Business Intelligence. Os principais desafios estiveram relacionados a inexperiência, falta de habilidade, sobrecarga e escassez de recursos. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11393
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [315]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV