Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLarentis, Fabiano
dc.contributor.authorSolon, Josilane Sousa do Nascimento
dc.contributor.otherCislagui, Tatiane Pellin
dc.contributor.otherMotta, Marta Elisete Ventura
dc.contributor.otherPanizzon, Mateus
dc.date.accessioned2022-12-15T16:52:41Z
dc.date.available2022-12-15T16:52:41Z
dc.date.issued2022-12-15
dc.date.submitted2022-09-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11393
dc.descriptionCom o impacto da Pandemia da COVID-19 no setor educacional, viu-se a necessidade de novas configurações no ambiente organizacional para a continuação do serviço prestado. Nesse contexto, encontrou-se na tecnologia o principal meio de transmissão de ensino, preservando o distanciamento entre as pessoas no momento de isolamento social e mantendo sua atividade competitiva. O presente trabalho tem por objetivo analisar como se deu a constituição das capacidades dinâmicas partindo do desdobramento da inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto do surto do novo coronavírus, sob a percepção da diretoria da entidade, do setor de tecnologia de informação e de discentes. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de estudo de caso único, em uma instituição de ensino superior, envolvendo a triangulação com entrevista semiestruturada, observação e consulta documental. Foram realizadas sete entrevistas entre diretoria, discentes e funcionários do setor de tecnologia, até que foi atingida a saturação teórica, em sequência, foi efetuada a análise dos dados com categorização a posteriori. Sobre as condições de adaptação, a instituição contou com o redimensionou as equipes e cargas horárias para transmissão das aulas e trabalho no ambiente remoto, em consonância a aquisição de recursos físicos, digitais e humanos aliada a capacitações sobre o uso das tecnologias e estratégias pedagógicas interativas. Ademais, realizou a incorporação de softwares tais como o Zoom, Microsoft Team e ambiente virtual de aprendizagem FLF Connect, bem como adoção de estratégias de marketing digital, plano de negócios e análise de relatórios de Business Intelligence. Os principais desafios estiveram relacionados a inexperiência, falta de habilidade, sobrecarga e escassez de recursos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractWith the impact of the COVID-19 Pandemic on the education sector, there was a need for new configurations in the organizational environment for the continuation of the service provided. In this context, technology was found to be the main means of transmitting teaching, preserving the distance between people in the moment of social isolation and maintaining their competitive activity. The present work aims to analyze how dynamic capabilities were constituted based on the deployment of organizational and process innovation in a higher education institution in the context of the outbreak of the new coronavirus, under the perception of the entity's directors, the technology sector of information and students. As a methodological procedure, a research with a qualitative approach was carried out, with a single case study, in a higher education institution, involving triangulation with semi-structured interview, observation and document consultation. Seven interviews were carried out between directors, students and employees of the technology sector, until theoretical saturation was reached, in sequence, data analysis was carried out with a posteriori categorization. Regarding adaptation conditions, the institution had the teams and workloads resized to transmit classes and work in the remote environment, in line with the acquisition of physical, digital and human resources combined with training on the use of technologies and interactive pedagogical strategies. In addition, it carried out the incorporation of software such as Zoom, Microsoft Team and the FLF Connect virtual learning environment, as well as the adoption of digital marketing strategies, business plans and analysis of Business Intelligence reports. The main challenges were related to inexperience, lack of skill, overload and scarcity of resources. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Administraçãopt_BR
dc.subjectCOVID 19pt_BR
dc.subjectOrganizational changeen
dc.subjectCollege teaching - Managementen
dc.titleAnálise da constituição das capacidades dinâmicas a partir do desenvolvimento de inovação organizacional e de processo em uma instituição de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4971951244985011pt_BR
mtd2-br.author.lattesSOLON, Josilane Sousa do Nascimentopt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-12-14


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples