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Antecedentes da intenção de recompra dos consumidores no contexto de compras on-line

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Mostra/Apri
Tese Alex Eckert.pdf (2.217Mb)
Data
2016-05-11
Autore
Eckert, Alex
Orientador
Milan, Gabriel Sperandio
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
O surgimento da internet e sua popularização provocaram uma mudança na maneira de se realizarem operações comerciais, emergindo as compras on-line. Essas operações dependem de percepções e atitudes que fazem com que os consumidores concretizem suas compras nesse ambiente, e estejam propensos a repetir essas operações. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as relações entre os construtos segurança, privacidade, qualidade das informações, confiança e propaganda boca a boca eletrônica (e-WOM) positiva como antecedentes da intenção de recompra dos consumidores no contexto de compras on-line. Para atingir este objetivo, inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura sobre estes construtos, propondo um modelo teórico a ser testado e validado. Na sequência, foi realizada uma survey com uma amostra de 410 consumidores que já realizaram este tipo de operação (compras on-line). Os dados foram analisados estatisticamente utilizando técnicas de análise multivariadas, mais especificamente pela técnica da Modelagem de Equações Estruturais, para a explicação do fenômeno estudado. Os principais resultados indicam que a segurança, a privacidade e a qualidade das informações do site de compras on-line afeta positivamente a confiança depositada neste site, e que a confiança, por sua vez, impacta positivamente na intenção de recompra dos consumidores que realizam compras neste ambiente. Além disso, ficou evidenciado que a confiança depositada no site de compras on-line não afeta o envolvimento dos consumidores em propaganda boca a boca eletrônica positiva, e esta, por sua vez, não impacta na intenção de recompra neste site. Como implicação destes achados de pesquisa, o presente estudo contribuiu para uma melhor compreensão acerca dos fatores antecedentes da intenção de recompra dos consumidores que compram no ambiente on-line, o que pode repercutir no sucesso para as empresas que operam neste contexto.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1145
Collections
  • Doutorado em Administração - Associação UCS/PUCRS [31]

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