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dc.contributor.advisorDornelles, Matheus Tumelero
dc.contributor.authorMariano, Claucir Claus
dc.contributor.otherSouza, Joice
dc.contributor.otherBertollo, Diego Luis
dc.date.accessioned2023-01-27T15:46:37Z
dc.date.available2023-01-27T15:46:37Z
dc.date.issued2020-12-14
dc.date.submitted2020-12-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11525
dc.descriptionO sucesso e a longevidade de um empreendimento passam pelo gerenciamento de custos e a devida formação do preço de venda, tornando estes temas fatores determinantes para a competitividade da empresa. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar quais seriam os critérios que deveriam ser estabelecidos na análise dos custos e formação de preço de venda, em um comércio varejista da Serra Gaúcha. Deste modo, a metodologia foi embasada em: Estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa e pesquisa descritiva. O estudo foi realizado em uma empresa comercial varejista localizada na Serra Gaúcha, aliando os conceitos teóricos apresentados da pesquisa bibliográfica e, aplicando-os de forma prática. Através deste formato, foi possível sugerir a implantação de novos Markups para determinadas linhas de produtos, que visam posicionar a empresa de uma maneira mais competitiva no mercado. Ainda, possibilitou a empresa objeto de estudo o real conhecimento da sua estruturação de custos e da sua margem de lucro de uma forma segmentada, podendo ser visualizada através de cada linha produto e, até mesmo, para cada item, sendo possível, inclusive, determinar qual será o lucro almejado. Sugere-se que a empresa mantenha e revise periodicamente os critérios sugeridos e, também, recomendou-se para estudos futuros, analisar as variáveis pelo regime do Lucro Real, para fins de comparabilidade com os resultados obtidos neste. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe success and longevity of an enterprise depends on cost management and the proper formation of the sale price, making these themes determining factors for the company's competitiveness. In this sense, the objective of this study was to analyze what would be the criteria that should be established in the analysis of costs and sales price formation, in a retail trade in Serra Gaúcha. Thus, the methodology was based on: Case study, bibliographic research, quantitative research and descriptive research. The study was carried out in a commercial retail company located in Serra Gaúcha, combining the theoretical concepts presented in the bibliographic research and applying them in a practical way. Through this format, it was possible to suggest the implementation of new Markups for certain product lines, which aim to position the company in a more competitive way in the market. Still, the company object of study made possible the real knowledge of its cost structure and of its profit margin in a segmented way, being able to be visualized through each product line and, even, for each item, being even possible to determine what the desired profit will be. It is suggested that the company periodically maintain and review the suggested criteria and, it was also recommended for future studies, to analyze the variables by the Real Profit regime, for purposes of comparability with the results obtained in this. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCustopt_BR
dc.subjectVendapt_BR
dc.subjectPreçospt_BR
dc.titleAnálise de custos e formação de preço de venda em um estabelecimento varejista da Serra Gaúchapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameCiências Contábeis - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR


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