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dc.contributor.advisorCecconello, Vinício
dc.contributor.authorRech, César
dc.contributor.otherSchäfer, Maurício
dc.contributor.otherSartori, Bruno Rommel Cattani
dc.date.accessioned2023-02-09T12:53:18Z
dc.date.available2023-02-09T12:53:18Z
dc.date.issued2022-07-20
dc.date.submitted2022-07-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11552
dc.descriptionTemos que o revestimento argamassado tem a função de proteção das nossas estruturas, mas para que ele possa se fazer de uso frente as manifestações patológicas, principalmente as ligadas a fissuras. Devemos analisar diversos fatores que interferem em sua estrutura, portanto o presente trabalho temos como objetivo analisar a utilização de resíduos de borracha de pneus em argamassas visando a redução na retração. Foram analisados os ensaios no estado fresco, no qual consistem nos ensaios de índice de consistência, massa específica, teor de ar incorporado. Os ensaios no estado endurecido, procederam-se os ensaios de resistência à tração na flexão e à compressão, absorção de água por capilaridade e o ensaio de retração. Na presente pesquisa foi realizado a substituição do agregado miúdo pelo agregado de borracha nas respectivas porcentagens de 1,8%, 2,4%, 3% e 3,5% (em massa), para o ensaio de retração foram realizadas as leituras nas idades de 1dia, 7dias e 28 dias após as 48 horas de cura nos moldes para os traços de. Os ensaios de resistência a tração na flexão e à compressão foram feitos as leituras nas idades de 7dias, 14 dias e 28 dias após a desforma, isso para todos os traços da presente pesquisa. Os resultados encontrados na pesquisa demostraram que o aumento do teor de borracha nas argamassas, acarreta em um aumento na porcentagem de ar incorporado a argamassa. Foi demostrado também que o aumento da borracha tende a uma redução nas resistências mecânicas, e uma redução na capacidade de absorção por capilaridade. Mas como foco principal temos que o aumento no teor de borracha nas argamassas, tendendo a um aumento no teor de ar incorporado, ajudando no processo de retração por secagem, reduzindo assim as tensões que podem ser geradas, com isso reduzindo manifestações patológicas ligadas as fissuras. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractWe have that the mortar coating has the function of protecting our structures, but so that it can be used in the face of pathological manifestations, especially those linked to cracks. We must analyze several factors that interfere in its structure, so the present work aims to analyze the use of tire rubber residues in mortars in order to reduce shrinkage. For that, prismatic specimens were molded to evaluate the possible reduction in their dimensional variation. Tests were analyzed in the fresh state, which consist of tests of consistency index, specific mass, content of incorporated air. The tests in the hardened state, the tests of tensile strength in bending and compression, water absorption by capillarity and the retraction test were carried out. In the present research, the replacement of the fine aggregate by the rubber aggregate was carried out in the respective percentages of 1.8%, 2.4%, 3% and 3.5% (by mass), for the shrinkage test, the readings were carried out in the ages of 1day, 7days and 28 days after 48 hours of curing in the molds for the traces of. The flexural and compressive tensile strength tests were performed at the ages of 7 days, 14 days and 28 days after de-moulding, this for all traits of the present research. The results found in the research showed that the increase in the rubber content in the mortars, leads to an increase in the percentage of air incorporated into the mortar. It was also shown that the increase in rubber tends to a reduction in mechanical strength, and a reduction in the absorption capacity by capillarity. But as main focus we have the increase in the rubber content in the mortars, tending to an increase in the incorporated air content, helping in the drying shrinkage process, thus reducing the tensions that can be generated, thereby reducing pathological manifestations linked to fissures. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectMateriais - Testespt_BR
dc.subjectArgamassa - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectBorrachapt_BR
dc.titleAnálise da utilização de borracha de pneus inservíveis em argamassas com ênfase na retraçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Civilpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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