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dc.contributor.advisorCescon, Everaldo
dc.contributor.authorKlohn, Thiago Guagliardo
dc.contributor.otherVeiga, Itamar Soares
dc.contributor.otherProença, Wander de Lara
dc.date.accessioned2023-03-16T14:24:13Z
dc.date.available2023-03-16T14:24:13Z
dc.date.issued2023-03-11
dc.date.submitted2023-02-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11760
dc.descriptionEsta dissertação tem como propósito investigar o fenômeno religioso a partir do valor da tolerância com fundamentação em Voltaire. Estuda-se, pois, aqui a tolerância, a paz e a ética, elencando-se as principais religiões na França iluminista e seus conflitos. De semelhante modo, este trabalho faz uma interface com concepções atuais de intolerância religiosa, verificando sua desconformidade com ideais éticos e postulando uma solução na busca de valores universais que possibilitem o diálogo e o convívio harmonioso entre as religiões. Assim considerando, esta pesquisa parte das iniciativas teóricas lançadas por Voltaire sobre tolerância e paz e as compara com as postulações de filósofos da religião da atualidade, por exemplo, Küng, que defende a existência de uma ética universal presente em todas as religiões e que propõe a construção de um ethos dialógico e equitativo em que as religiões possam abdicar do fundamentalismo em prol da paz mútua e da construção de uma ética comum que culmine na paz mundial ou, ao menos, num movimento mais concreto da humanidade, crente e descrente, nessa direção. Também são examinadas nesta dissertação as proposições de Zubiri a respeito das marcas essenciais a todas as religiões, evidenciando-se o processo segundo qual essas surgem, quer enquanto religiões positivas, quer em suas formas não axiomáticas, ou seja, não institucionalizadas. Em se tratando das imbricações políticas e sociais do fenômeno religioso, essas são analisadas a partir dos registros de Voltaire, sobre seu tempo, e dos comentários de teóricos contemporâneos, como Berger, Castells e Maduro, que estudam as religiões de uma perspectiva sociológica. Já para se chegar a uma conceituação de cunho filosófico sobre a ética, busca-se ouvir, entre outras referências, as vozes de Comparato, Kant, Küng, Souza e do próprio Voltaire. Ao passo que para se conceituar a paz, são os textos de Guimarães e de Marcondes que foram apreciados, assim como os de Berger, Boff, Castells e Küng, principalmente. Enfim, após se examinar as características do fenômeno religioso, e seus desvios éticos, faz-se um levantamento dos aspectos positivos comuns entre as religiões e se apresenta uma proposta para diálogo e concórdia entre as mesmas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis thesis has as its main purpose to investigate the religious phenomenon in relation to the value of tolerance as proposed by Voltaire. Therefore, throughout this paper?s studies of tolerance, peace and ethics, it is also highlighted the main religions in France during the Enlightenment and their conflicts. In a similar way, this work makes an interface with current conceptions of religious intolerance, verifying its disagreement with ethical ideals. Furthermore, it is postulated here a solution to religious conflicts in general based on universal values, which may also allow the dialogue and the harmonious coexistence between religions. All in all, this research starts from the theoretical initiatives launched by Voltaire on tolerance and peace and compares them to the postulations of contemporary philosophers of religion, such as Küng, who defends the existence of universal ethic values present in all religions. It is worth mentioning that Küng also propones the construction of a dialogical and equitable ethos in which religions can abdicate fundamentalism in favor of mutual peace and the construction of common ethical principles that may lead to a peaceful world or, at least, to start a mankind movement (for both believers and non-religious people) in that direction. In addition to that, this thesis also examines Zubiri?s propositions regarding the essential marks of all religions, highlighting the process by which they arise, either as positive religions or as non-axiomatic ones, i.e., as non-institutionalized religions. Regarding the political and social imbrications of the religious phenomenon, these subjects are analyzed based on Voltaire?s reports about the period of time in which he lived, and the commentaries of contemporary theorists such as Berger, Castells and Maduro, which applied themselves to study religions from a sociological perspective. Moreover, in order to obtain a philosophical concept for ethics, this thesis recalls the theories by Comparato, Kant, Küng, Souza and Voltaire himself, among others, on that matter. Similarly, in order to obtain a conceptualization for peace, this work examines the texts by Guimarães and Marcondes, as well as those by Berger, Boff, Castells and Küng, mainly. Finally, after investigating the characteristics of the religious phenomenon, as well as its ethical deviations, a survey is conducted here aiming to point out two things: the positive aspects common to all religions, and a proposal for dialogue and agreement between them. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectLiberdade religiosapt_BR
dc.subjectPazpt_BR
dc.subjectVoltaire, 1694-1778pt_BR
dc.subjectReligião e éticapt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectLiberty of religionpt_BR
dc.subjectPeaceen
dc.subjectReligion and ethicsen
dc.titleÉtica e religião: uma análise da ética no fenômeno religioso a partir da tolerância em Voltairept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0334261784312442pt_BR
mtd2-br.author.lattesKlohn, Thiago Guagliardopt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Filosofiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-03-10


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