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dc.contributor.advisorBoff, Elisa
dc.contributor.authorOliveira, Gabriel Carniel de
dc.contributor.otherFardo, Marcelo Luís
dc.contributor.otherWebber, Carine Geltrudes
dc.date.accessioned2023-03-28T01:03:56Z
dc.date.available2023-03-28T01:03:56Z
dc.date.issued2022-12-12
dc.date.submitted2022-11-29 00:00:00
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11792
dc.descriptionA taxa de evasão em cursos de graduação na área de tecnologias é bastante alta quando comparada a outras áreas do conhecimento. Um dos fatores que contribuem para essa taxa elevada é a dificuldade dos alunos com o aprendizado de programação, principalmente em disciplinas introdutórias; essas dificuldades normalmente se apresentam nos conceitos básicos da disciplina, como abstração e lógica, para entendimento de algoritmos, e funções e estruturas de repetição, para entendimento da programação em si. Esses problemas poderiam ser amenizados com o ensino de pensamento computacional em turmas de educação básica. Propostas de currículos para essa finalidade, como o da CIEB, existem porém eles ainda não são aplicados. Tendo em vista as dificuldades dos alunos de graduação com o aprendizado de programação, esse trabalho visa propor e avaliar a criação de um jogo sério que possa auxiliar no ensino dessas disciplinas iniciais de cursos de tecnologia. Utilizando ferramentas para desenvolvimento e avaliação de jogos sérios, o trabalho busca, na sequência, desenvolver o jogo proposto e avaliá-lo como ferramenta de ensino para disciplinas de programação e pensamento computacional. As avaliações, realizadas utilizando o método MEEGA+, foram aplicadas em turmas de programação de computadores para validar a aplicação do jogo como ferramenta de auxílio no ensino de programação e estruturas condicionais. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe dropout rate in undergraduate courses in the area of technology is quite high when compared to other areas of knowledge. One of the factors that contribute to this high rate is the students' difficulty with learning programming, especially in introductory disciplines; these difficulties normally appear in the basic concepts of the discipline, such as abstraction and logic, for understanding algorithms, and functions and repetition structures, for understanding programming itself. These problems could be mitigated by teaching computational thinking in basic education classes. Proposals for curricula for this purpose, such as the CIEB, exist but they are not yet applied. In view of the difficulties of undergraduate students with learning programming, this work aims to propose and evaluate the creation of a serious game that can help in the teaching of these initial subjects in technology courses. Using tools for the development and evaluation of serious games, the work then seeks to develop the proposed game and evaluate it as a teaching tool for programming and computational thinking disciplines. The evaluations, carried out using the MEEGA+ method, were applied in computer programming classes to validate the application of the game as an aid tool in the teaching of programming and conditional structures. [resumo fornecido pelo autor]en_US
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um serious game para auxiliar no aprendizado de programaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Tecnologias Digitaispt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-12-11


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