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    • Análise ludológica dos jogos pervasivos e estudo da implementação em dispositivo móvel 

      Fardo, Marcelo Luís (2011)
      Este trabalho apresenta dois objetivos principais. Um deles é a pesquisa por uma definição do conceito de jogos pervasivos. O outro é o estudo técnico de algumas funcionalidades avançadas de uma das plataformas tecnológicas ...
    • Análise postural digital para ciclistas 

      Franke, Leonardo
      O presente trabalho objetiva o estudo de conceitos e desenvolvimento de um sistema digital que auxilie ciclistas amadores, de forma simples, a obterem um posicionamento correto durante o pedalar. Tal sistema, nomeado ...
    • Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa 

      Pagno, Anne Lorandi
      Narrativas são muito utilizadas em diversos tipos de games e geralmente são apresentadas na forma de animações. Elas têm o poder de manter a atenção e o interesse do jogador por mais tempo em um mesmo jogo. Narrativas estão ...
    • Áudio adaptativo baseado em emoções: trilha sonora dinâmica para ambientes virtuais interativos 

      Macêdo, Felipi Medeiros
      Este trabalho consiste em uma pesquisa teórico-prática sobre áudio adaptativo baseado em emoções, constituindo uma trilha sonora dinâmica para ambientes virtuais interativos. A proposta se situa numa revisão bibliográfica ...
    • Ciber-Orquestra : uma experiência do usuário 

      Schvarstzhaupt, Tiago Cassol
      O presente trabalho trata de Ciberarte, mesclando música clássica e interatividade. O objetivo é desenvolver uma instalação artística capaz de proporcionar ao visitante a experiência interativa tecnológica de ocupar o lugar ...
    • Ciber-Orquestra : uma experiência do usuário 

      Schvarstzhaupt, Tiago Cassol
      O presente trabalho trata de Ciberarte, mesclando música clássica e interatividade. O objetivo é desenvolver uma instalação artística capaz de proporcionar ao visitante a experiência interativa tecnológica de ocupar o lugar ...
    • Computadores vestíveis afetivos como interface de comunicação 

      Corso, Aline
      Este trabalho consiste de uma pesquisa teórico/prática que apresenta ligações significativas entre o corpo e as tecnologias, através da investigação dos conceitos de computadores vestíveis, computação afetiva e computadores ...
    • Comunidades de práticas no contexto escolar 

      Röver, Vicente Spiandorello
      A rápida evolução tecnológica que vivemos nos proporcionou uma grande popularização das tecnologias, fazendo com que desde cedo crianças, jovens e adolescentes tenham acesso a diferentes formas de software e hardware. Hoje, ...
    • Ebook interativo: hipermídia no livro eletrônico 

      Benedetti, Sarah Martinelli
      Este trabalho propõe estudar as características e metodologias de criação de um Ebook ou eletronic book (livro eletrônico), cujo termo foi cunhado por Michael Hart em 1971, ao digitalizar um livro e distribuí-lo na forma ...
    • Estudo de aplicação de interface alternativa a jogos baseados no Desktop 

      Porto, Tássia dos Santos
      Este projeto busca contextualizar as interações entre homem e computador, especificamente nos jogos, e analisar a possibilidade da inserção de dispositivos alternativos de entrada aos jogos digitais baseados no conceito ...
    • Um estudo sobre a holografia aplicada a visualização do eclipse solar e lunar 

      Hoffmann, Bruno Vaz (2019-06-18)
      O seguinte trabalho abordará a história da holografia, contextualizando os métodos utilizados ao longo dos anos e suas tecnologias e também sobre possíveis áreas de aplicação como estratégia educacional para ensino da ...
    • Experiência do usuário: análise e aplicação de métodos de avaliação 

      Falavigna, Vinícius Deboni (2015)
      A expressão "Experiência do Usuário" ("User Experience"), embora bastante empregada nas áreas de Interação Humano-Computador e Design de Interação, engloba um conceito ainda sem uma definição amplamente aceita. Neste ...
    • Imagem capturada para construção de memória coletiva projeto MyTravelBook 

      Comparin, Erich (2017-08-15)
      Este trabalho apresenta um estudo sobre a imagem, analisada como recurso de memória. O valor do registro imagético na rememoração e como este é interpretado com imparcialidade pelos seus expectadores é apresentado pelas ...
    • Interação na web : um estudo sobre interfaces e conceitos de desenvolvimento 

      Andriolo, Eduardo Luiz (2018-04-26)
      A criação da Internet e o surgimento da Web propiciaram ao ser humano uma significativa evolução das suas formas de comunicação e interação com e através de dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones. As ...
    • Interface gestual aplicada à recuperação do movimento 

      Gyboski, Daniel Eduardo
      Este trabalho consiste de uma pesquisa teórica/prática envolvendo interfaces gestuais e reabilitação de movimentos físicos. As investigações teóricas guiaram à implementação de uma aplicação dirigida a auxiliar a fisioterapia, ...
    • Memórias externalizadas pela tecnologia : como criar uma experiência corpórea 

      Montanari, Matheus da Rocha (2018-10-05)
      Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma investigação teórico-prática sobre a importância e o uso da tecnologia no armazenamento, evocação e transmissão de memórias, e como as memórias externalizadas podem se ...
    • Middleware para conectividade e interoperabilidade em ecossistemas IOT 

      Hillman, Marcelo Mazzochi (2018-06-18)
      A IoT (Internet of Things - em português, Internet das Coisas) é um novo paradigma tecnológico que propõe revolucionar a computação. Há estudos oriundos de diversas áreas, como computação ubíqua, computação pervasiva e ...
    • Objeto de aprendizagem para produção colaborativa de arte 

      Fracaro, Daiane
      Com as tecnologias cada vez mais presentes em nosso cotidiano e no contexto escolar, novas estratégias pedagógicas precisam ser pensadas para utilizar o computador como uma ferramenta de auxílio à construção do conhecimento. ...
    • A pena da coruja : educação política brasileira por meio de um serious game 

      Soldatelli, Otávio Miotto (2018-10-05)
      A presente pesquisa tem como objetivo principal projetar e desenvolver um serious game, um jogo essencialmente educativo, direcionado para educação política de jovens no contexto brasileiro. O trabalho apresenta conceituações ...
    • Projeção mapeada como uma ferramenta de comunicação e marketing 

      Ritta, Siliara Borges
      O presente trabalho pretende discutir as modificações na comunicação através da inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas, principalmente a internet, pensando na possibilidade de atração do público conectado ...