Relações entre capital psicológico e motivação : um estudo em organizações de saúde do Rio Grande do Sul
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Data
2016-06-21Autor
Fidelis, Andréa Cristina Fermiano
Orientador
Rech, Jane
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O Capital Psicológico e a teoria da Autodeterminação, através do estudo da Motivação para o trabalho, são áreas relacionadas à pesquisa do comportamento humano nas organizações. Ambas as abordagens propõem instrumentos de medida para verificar a influência de fatores subjetivos no desempenho humano nas empresas. Com base nestas duas abordagens teóricas, foi realizada investigação empírica de natureza quantitativa e qualitativa com o objetivo de verificar se existem relações entre as categorias de Desmotivação, Motivação Extrínseca e Motivação Intrínseca com as dimensões do Capital Psicológico (Autoeficácia, Esperança, Otimismo e Resiliência). A amostra pesquisada foi composta por 235 trabalhadores que atuam no segmento da saúde, no Rio Grande do Sul/BR. Na etapa quantitativa foram utilizados os instrumentos PCQ -24 e o MWMS, respondidos por funcionários ativos da área administrativa e assistencial, em hospitais e clínicas médicas. Na etapa qualitativa foram realizadas entrevistas abertas com cinco pessoas que participaram da amostra quantitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados foram Análise Fatorial, ANOVA e Matriz de Correlação para a abordagem quantitativa e Análise de Conteúdo na abordagem qualitativa. Dentre os resultados encontrados, destaca-se que há uma correlação negativa entre o Capital Psicológico e a Desmotivação bem como uma correlação positiva entre as dimensões deste Capital Psicológico e Motivação Intrínseca. Considerando a motivação como um continuum entre Motivação Extrínseca e Motivação Intrínseca, observou-se que quanto maior o nível de Capital Psicológico nos indivíduos mais os resultados aproximavam-se dos níveis de motivação do tipo Intrínseca. Os resultados estatísticos sugerem que os profissionais que atuam na assistência possuem maiores níveis de Motivação para o trabalho e Capital Psicológico do que os da área administrativa. Da mesma forma, pessoas com nível de graduação completa apresentaram níveis elevados de Motivação e Capital Psicológico quando comparados aos indivíduos sem escolaridade concluída. Na pesquisa qualitativa constatou-se que a ação reflexiva desencadeada pela participação na etapa quantitativa deste estudo resultou em quatro ideias principais: a autorreflexão sobre o trabalho, a falta de foco no aspecto humano, a cisão entre tarefa e pessoas e a motivação para o desempenho das atividades laborais. Estas ‘ideias principais’ foram discutidas através das abordagens teóricas que deram suporte a esta pesquisa.