Mostrar el registro sencillo del ítem
Ambiente digital como registro artístico de um percurso autobiográfico a partir de manifestações emocionais
dc.contributor.advisor | Almeida, Claudia Zamboni de | |
dc.contributor.author | Monteiro, Ricardo Merlin | |
dc.contributor.other | Boone, Silvana | |
dc.contributor.other | Boff, Elisa | |
dc.date.accessioned | 2023-04-07T00:45:34Z | |
dc.date.available | 2023-04-07T00:45:34Z | |
dc.date.issued | 2021-12-15 | |
dc.date.submitted | 2021-12-09 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11842 | |
dc.description | O trabalho apresenta a criação de um ambiente digital com o objetivo de explorar a utilização dos recursos digitais para expressão artística. A temática parte da ressignificação de percursos emocionais registrados em fotografias feitas pelo autor em momentos de grande carga emocional. Tais imagens foram manipuladas digitalmente com a intenção de entrar em contato com o que foi mobilizado emocionalmente e são as imagens manipuladas que compõem o ambiente digital, que funciona como metáfora dos estados emocionais vividos pelo autor e foi oferecido ao público através de ambientes temáticos virtuais. Descreve as ferramentas utilizadas para a construção do projeto, como o Adobe Photoshop e a Unity, observando as funções que podem ser exploradas para expressão artística. É abordado o conceito do ambiente digital, onde a imersão é ponto chave para prender o espectador na obra, conhecido principalmente por alguns artistas que trabalham com esses ambientes, e também por meio dos games, que tratam deste conceito em diversos pontos de sua história. Também apresenta um breve histórico da arte digital e da necessidade de compreender-se como artista, estudo que contribuiu para a idealização e realização do trabalho. Destaca-se a contribuição de Alain de Botton e John Armstrong sobre a arte como terapia e a sublimação de sentimentos como forma de expressão. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents the development of a digital environment with the goal of exploring digital resources for artistic expression. The thematic comes from the resignification of emotional courses registered through photos taken by the author in moments of emotional struggle. These pictures were digitally manipulated with the intention of coming into contact with what was emotionally arranged. The pictures composed a digital environment, which worked as a metaphor of the emotional states lived by the author and was available to the public through the means of virtual thematic virtual environments. It describes the tools used for the development of the project, such as Adobe Photoshop and Unity, observing the features that can be used for artistic expression. It addresses the concept of a digital environment, where immersion is a key point to hold the viewer's attention in the project, known primarily by some artists who have worked with these environments, and also through the use of video games, which have been using this concept in several moments. It also presents a brief history of digital art and the necessity of understanding oneself as an artist, a study that contributed towards the idealization and development of the work itself. It highlights the contributions of Alain de Botton and John Armstrong's ideas about art as therapy and the sublimation of feelings as form of expression. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Arte por computador | pt_BR |
dc.subject | Imagens digitais | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.title | Ambiente digital como registro artístico de um percurso autobiográfico a partir de manifestações emocionais | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Tecnologias Digitais | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-12-14 |