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Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

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TCC Fernanda da Silva Neuls.pdf (294.8Kb)
Data
2022-12-09
Autor
Neuls, Fernanda da Silva
Orientador
Marcon, Silvana Regina Ampessan
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições da psicoeducação para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A psicoeducação é uma técnica psicoterapêutica influenciada pela abordagem cognitivo-comportamental, a qual pode contribuir para o melhor entendimento dos pais. O objetivo geral deste estudo é identificar contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com TEA. E com os objetivos específicos, propõe-se apresentar o conceito do Transtorno de Espectro Autista em crianças, descrever o significado da psicoeducação e caracterizar o papel dos pais de crianças com TEA. A revisão da literatura é composta por três assuntos, que são o Transtorno do Espectro Autista, Psicoeducação e Pais de Crianças com TEA. Quanto à metodologia, a pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório e interpretativo, utilizando-se como fonte o artefato cultural cinematográfico Son-Rise: A Miracle of Love, produzido por Richard M. Rosenbloom e dirigido por Glenn Jordan, em 1979, nos Estados Unidos. Para a apresentação das informações a serem analisadas, a escolha foi pela organização de tabelas, as quais serão apresentados dados qualitativos do estudo contendo as categorias definidas utilizando-se do referencial de análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999), No decorrer das pesquisas e análises, tem-se como resultado, que a Psicoeducação é uma técnica fundamental para os pais de crianças com TEA, pois com a compreensão do transtorno, facilita a estimulação da criança, promovendo melhores resultados no desenvolvimento, bem como a aceitação do transtorno, o entendimento sobre ele. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11848
Collections
  • Psicologia - Bacharelado [266]

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