Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarcon, Silvana Regina Ampessan
dc.contributor.authorNeuls, Fernanda da Silva
dc.contributor.otherSager, Fabio
dc.contributor.otherCemin, Tânia Maria
dc.date.accessioned2023-04-14T12:36:40Z
dc.date.available2023-04-14T12:36:40Z
dc.date.issued2022-12-09
dc.date.submitted2022-12-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11848
dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições da psicoeducação para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A psicoeducação é uma técnica psicoterapêutica influenciada pela abordagem cognitivo-comportamental, a qual pode contribuir para o melhor entendimento dos pais. O objetivo geral deste estudo é identificar contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com TEA. E com os objetivos específicos, propõe-se apresentar o conceito do Transtorno de Espectro Autista em crianças, descrever o significado da psicoeducação e caracterizar o papel dos pais de crianças com TEA. A revisão da literatura é composta por três assuntos, que são o Transtorno do Espectro Autista, Psicoeducação e Pais de Crianças com TEA. Quanto à metodologia, a pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório e interpretativo, utilizando-se como fonte o artefato cultural cinematográfico Son-Rise: A Miracle of Love, produzido por Richard M. Rosenbloom e dirigido por Glenn Jordan, em 1979, nos Estados Unidos. Para a apresentação das informações a serem analisadas, a escolha foi pela organização de tabelas, as quais serão apresentados dados qualitativos do estudo contendo as categorias definidas utilizando-se do referencial de análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999), No decorrer das pesquisas e análises, tem-se como resultado, que a Psicoeducação é uma técnica fundamental para os pais de crianças com TEA, pois com a compreensão do transtorno, facilita a estimulação da criança, promovendo melhores resultados no desenvolvimento, bem como a aceitação do transtorno, o entendimento sobre ele. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autista em criançaspt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleContribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-12-15


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples