Mostrar el registro sencillo del ítem
Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
dc.contributor.advisor | Marcon, Silvana Regina Ampessan | |
dc.contributor.author | Neuls, Fernanda da Silva | |
dc.contributor.other | Sager, Fabio | |
dc.contributor.other | Cemin, Tânia Maria | |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T12:36:40Z | |
dc.date.available | 2023-04-14T12:36:40Z | |
dc.date.issued | 2022-12-09 | |
dc.date.submitted | 2022-12-02 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11848 | |
dc.description | O presente trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições da psicoeducação para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A psicoeducação é uma técnica psicoterapêutica influenciada pela abordagem cognitivo-comportamental, a qual pode contribuir para o melhor entendimento dos pais. O objetivo geral deste estudo é identificar contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com TEA. E com os objetivos específicos, propõe-se apresentar o conceito do Transtorno de Espectro Autista em crianças, descrever o significado da psicoeducação e caracterizar o papel dos pais de crianças com TEA. A revisão da literatura é composta por três assuntos, que são o Transtorno do Espectro Autista, Psicoeducação e Pais de Crianças com TEA. Quanto à metodologia, a pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório e interpretativo, utilizando-se como fonte o artefato cultural cinematográfico Son-Rise: A Miracle of Love, produzido por Richard M. Rosenbloom e dirigido por Glenn Jordan, em 1979, nos Estados Unidos. Para a apresentação das informações a serem analisadas, a escolha foi pela organização de tabelas, as quais serão apresentados dados qualitativos do estudo contendo as categorias definidas utilizando-se do referencial de análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999), No decorrer das pesquisas e análises, tem-se como resultado, que a Psicoeducação é uma técnica fundamental para os pais de crianças com TEA, pois com a compreensão do transtorno, facilita a estimulação da criança, promovendo melhores resultados no desenvolvimento, bem como a aceitação do transtorno, o entendimento sobre ele. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do espectro autista em crianças | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | Contribuições da psicoeducação para os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Psicologia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2022-12-15 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Psicologia - Bacharelado [243]