Mostra i principali dati dell'item
Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista
dc.contributor.advisor | Marcon, Silvana Regina Ampessan | |
dc.contributor.author | Grillo, Bruna Rotta | |
dc.contributor.other | Sager, Fabio | |
dc.contributor.other | Cemin, Tânia Maria | |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T13:22:54Z | |
dc.date.available | 2023-04-14T13:22:54Z | |
dc.date.issued | 2022-12-09 | |
dc.date.submitted | 2022-12-02 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11850 | |
dc.description | A cada 44 nascimentos, uma criança é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), esta pode apresentar déficits persistentes na comunicação social e na interação social, possuir padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades; sintomas que limitam ou prejudicam o funcionamento diário do ser humano. Diante a esta demanda, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é utilizada para o planejamento de intervenções para aprimorar o prognóstico de pessoas autistas. Com objetivo de identificar as contribuições da ABA para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivos específicos: descrever os sintomas do indivíduo com TEA; caracterizar comportamentos sociais em crianças com TEA; descrever a ABA; descrever como a ABA intervém em comportamentos socialmente relevantes em crianças com TEA. Os assuntos que compõem a revisão da literatura visam contextualizar os objetivos específicos. O trabalho em questão foi fundamentado em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Para a análise deste trabalho foi utilizado o documentário ?Em um mundo interior? e, para catalogar e descrever as cenas do artefato cultural, foram utilizadas tabelas. Para a discussão do artefato e explorações de dados, utilizou-se a articulação com o conteúdo que compõe o referencial teórico, chegando-se à síntese de que a ABA contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA ensinando, passo a passo, o autista a começar a imitar, a fazer pedidos, a responder a pedidos, a participar de trocas verbais com pares, a iniciar interações e a brincar socialmente, entre outras. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Habilidades sociais em crianças | pt_BR |
dc.subject | Comportamento humano - Análise | pt_BR |
dc.title | Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Psicologia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2022-12-15 |
Files in questo item
Questo item appare nelle seguenti collezioni
-
Psicologia - Bacharelado [243]