Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o Transtorno do Espectro Autista
Fecha
2022-12-09Autor
Grillo, Bruna Rotta
Orientador
Marcon, Silvana Regina Ampessan
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A cada 44 nascimentos, uma criança é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), esta pode apresentar déficits persistentes na comunicação social e na interação social, possuir padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades; sintomas que limitam ou prejudicam o funcionamento diário do ser humano. Diante a esta demanda, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é utilizada para o planejamento de intervenções para aprimorar o prognóstico de pessoas autistas. Com objetivo de identificar as contribuições da ABA para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivos específicos: descrever os sintomas do indivíduo com TEA; caracterizar comportamentos sociais em crianças com TEA; descrever a ABA; descrever como a ABA intervém em comportamentos socialmente relevantes em crianças com TEA. Os assuntos que compõem a revisão da literatura visam contextualizar os objetivos específicos. O trabalho em questão foi fundamentado em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Para a análise deste trabalho foi utilizado o documentário ?Em um mundo interior? e, para catalogar e descrever as cenas do artefato cultural, foram utilizadas tabelas. Para a discussão do artefato e explorações de dados, utilizou-se a articulação com o conteúdo que compõe o referencial teórico, chegando-se à síntese de que a ABA contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA ensinando, passo a passo, o autista a começar a imitar, a fazer pedidos, a responder a pedidos, a participar de trocas verbais com pares, a iniciar interações e a brincar socialmente, entre outras. [resumo fornecido pelo autor]
Colecciones
- Psicologia - Bacharelado [243]