Articulações entre identificações infantis e psicodinâmica do trabalho na liderança feminina
Fecha
2022-12-12Autor
Toazza, Rafaela Rubini
Orientador
Conte, Raquel Furtado
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A carreira profissional é trilhada, sobretudo, psiquicamente, tendo como pano de fundo um contexto de identificações que se iniciam ainda na infância, articuladas com aspectos culturais, como as questões de gênero e poder. Não obstante, em ambientes laborais, as dinâmicas existentes nas relações de tarefas e poder dão características a esses espaços, interferindo diretamente no trabalho e na satisfação pulsional dos profissionais inseridos. Sendo assim, esse trabalho atém-se em analisar as articulações desses processos de identificação iniciados na infância e a psicodinâmica do trabalho, no exercício da liderança feminina, fazendo-o através de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e com caráter exploratório, utilizando, prioritariamente, fontes eletrônicas publicadas por canais científicos entre os anos 2002 e 2022. Apresenta-se uma síntese integradora, a fim de integrar os resultados que retratam a subversão dos sistemas gênero e poder que a mulher percorre, tanto para construir o senso de liderança, quanto para exercê-la como atividade laboral. [resumo fornecido pelo autor]
Colecciones
- Psicologia - Bacharelado [243]