Mostrar el registro sencillo del ítem
Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem
dc.contributor.advisor | Cemin, Tânia Maria | |
dc.contributor.author | Junkes, Luiza Schulz | |
dc.contributor.other | Maggi, Alice | |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T16:24:21Z | |
dc.date.available | 2023-04-27T16:24:21Z | |
dc.date.issued | 2022-12-13 | |
dc.date.submitted | 2022-11-30 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11889 | |
dc.description | O presente trabalho aborda sobre o tema de dificuldade de aprendizagem e a importância do meio familiar como rede de apoio. Em função das mudanças ocorridas a partir da pandemia, tendo-se a possibilidade de aulas remotas, o afastamento da relação professor-aluno fez com que fosse necessário o intermédio dos pais ou responsáveis para que auxiliassem as crianças no ensino e atividades escolares. O objetivo deste trabalho é identificar as possíveis contribuições da psicologia em relação aos pais e escola frente a crianças com dificuldades de aprendizagem. A problemática se deu a partir do questionamento de quais as possíveis contribuições da psicologia em relação à dificuldade de aprendizagem e a importância da presença e apoio dos pais. O conteúdo da revisão de literatura seguiu-se a partir da estrutura dos objetivos específicos descritos, que diz respeito a características do desenvolvimento de crianças/adolescentes em idade escolar, o papel da família em relação às crianças durante a fase escolar, o processo de aprendizagem e a dificuldade de aprendizagem. Assim, realizou-se uma pesquisa estruturada por um delineamento qualitativo, de cunho exploratório e interpretativo. Selecionou-se onze cenas do filme indiano Como Estrelas na Terra. Com relação aos instrumentos foi elaborada uma tabela com os resultados organizados em três categorias de análise, sendo elas: a dificuldade de aprendizagem, o relacionamento familiar e a relação com o professor. Na categoria que engloba a dificuldade de aprendizagem, buscou-se fazer relação entre o sofrimento do personagem do filme com várias cobranças sobre a vida escolar e uma defasagem quanto ao apoio da família. Na categoria sobre o relacionamento familiar, procura-se explorar sobre a importância do apoio e incentivo da família no processo de aprendizagem do personagem e na categoria que abrange o relacionamento com o professor, é explorado a importância do papel da escola e o olhar atento para auxiliar e entender as limitações e dificuldades dos alunos em sala de aula. Portanto, de modo geral, pode-se perceber que a falta de apoio e participação da família em relação à criança com dificuldade interfere negativamente na vida escolar das crianças. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.title | Apoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Psicologia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2022-12-12 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Psicologia - Bacharelado [243]