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dc.contributor.advisorCemin, Tânia Maria
dc.contributor.authorJunkes, Luiza Schulz
dc.contributor.otherMaggi, Alice
dc.date.accessioned2023-04-27T16:24:21Z
dc.date.available2023-04-27T16:24:21Z
dc.date.issued2022-12-13
dc.date.submitted2022-11-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11889
dc.descriptionO presente trabalho aborda sobre o tema de dificuldade de aprendizagem e a importância do meio familiar como rede de apoio. Em função das mudanças ocorridas a partir da pandemia, tendo-se a possibilidade de aulas remotas, o afastamento da relação professor-aluno fez com que fosse necessário o intermédio dos pais ou responsáveis para que auxiliassem as crianças no ensino e atividades escolares. O objetivo deste trabalho é identificar as possíveis contribuições da psicologia em relação aos pais e escola frente a crianças com dificuldades de aprendizagem. A problemática se deu a partir do questionamento de quais as possíveis contribuições da psicologia em relação à dificuldade de aprendizagem e a importância da presença e apoio dos pais. O conteúdo da revisão de literatura seguiu-se a partir da estrutura dos objetivos específicos descritos, que diz respeito a características do desenvolvimento de crianças/adolescentes em idade escolar, o papel da família em relação às crianças durante a fase escolar, o processo de aprendizagem e a dificuldade de aprendizagem. Assim, realizou-se uma pesquisa estruturada por um delineamento qualitativo, de cunho exploratório e interpretativo. Selecionou-se onze cenas do filme indiano Como Estrelas na Terra. Com relação aos instrumentos foi elaborada uma tabela com os resultados organizados em três categorias de análise, sendo elas: a dificuldade de aprendizagem, o relacionamento familiar e a relação com o professor. Na categoria que engloba a dificuldade de aprendizagem, buscou-se fazer relação entre o sofrimento do personagem do filme com várias cobranças sobre a vida escolar e uma defasagem quanto ao apoio da família. Na categoria sobre o relacionamento familiar, procura-se explorar sobre a importância do apoio e incentivo da família no processo de aprendizagem do personagem e na categoria que abrange o relacionamento com o professor, é explorado a importância do papel da escola e o olhar atento para auxiliar e entender as limitações e dificuldades dos alunos em sala de aula. Portanto, de modo geral, pode-se perceber que a falta de apoio e participação da família em relação à criança com dificuldade interfere negativamente na vida escolar das crianças. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.titleApoio familiar para crianças com dificuldade de aprendizagempt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-12-12


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