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dc.contributor.advisorCésar, Pedro de Alcântara Bittencourt
dc.contributor.authorBerti, Franciele
dc.contributor.otherGevehr, Daniel Luciano
dc.contributor.otherCemin, Gisele
dc.contributor.otherGastal, Susana de Araújo
dc.contributor.otherFogaça, Fogaça, Isabela de Fatima
dc.date.accessioned2023-05-04T19:20:42Z
dc.date.available2023-05-04T19:20:42Z
dc.date.issued2023-05-03
dc.date.submitted2023-02-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11925
dc.descriptionO turismo tem sido frequentemente associado à possibilidade de impulsionar o desenvolvimento das localidades. Isso se deve, em grande medida, à exaltação dos benefícios econômicos que a atividade pode gerar aos destinos. Entretanto, também está relacionado a múltiplos aspectos ambientais, políticos, sociais e culturais, que podem gerar efeitos de diversas naturezas nas localidades nas quais se desenvolve. Tais efeitos podem ser percepcionados de diferentes maneiras pelos residentes. Assim, este estudo recai sob a percepção dos residentes de localidades turísticas na perspectiva do lugar. Neste olhar, o lugar é entendido de forma holística, como um todo maior que está sendo sentido por meio da experiência de eventos significativos. Já a experiência é vivenciada por meio de todos os sentidos. Nesse contexto, esta tese tem como objetivo a proposição de um método capaz de identificar a percepção do morador de uma localidade turística no que tange a sua relação com o turismo e o lugar. Para tanto, o estudo está amparado na metodologia compreensiva weberiana, Dessa forma, desenvolveram-se três fases para o procedimento metodológico. A Fase 1 contempla o referencial teórico; a Fase 2 condiz à revisão dos estudos acessíveis na literatura acadêmica, no que se refere aos métodos empregados na condução das pesquisas, bem como na identificação de variáveis e possíveis efeitos do turismo no núcleo receptor, os quais deram sustentação para discussão e proposição do método; além de apresentar-se o modelo preliminar. Por fim, na Fase 3 ocorreu a validação do modelo, discussões e resultados do estudo. Os testes-piloto foram aplicados no município de Gramado, no Rio Grande do Sul. O estudo resultou em um método composto por um roteiro de entrevista estruturada, conversas informais e diário de campo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractTourism has been associated with the possibility of encouraging local development. In large part, this is due to the exaltation of the economic benefits generated by the activity. However, it is also influenced by multiple environmental, political, social, and cultural factors, which may produce different effects in different places. The effects of such changes can be perceived by residents in different ways. Thus, this study falls under the perspective of residents of tourist locations from the perspective of the place. Using this view, the place is understood as a larger whole that is impacted by significant events. But the experience is felt through all the senses. In this context, this thesis aims to propose a method capable of identifying the perception of residents of a tourist location in terms of their relationship with tourism and the place. Therefore, the study is supported by the comprehensive Weberian methodology. Thus, 3 phases were developed for the methodological procedure. Phase 1 includes the theoretical framework; Phase 2 is related to the review of available studies in the academic literature regarding the methods used in conducting research, as well as the identification of variables and possible effects of tourism in the receiving core, which supported the discussion and proposal of the method, still, the preliminary model is presented. Finally, in Phase 3, the validation of the model, discussions, and results of the study took place. The pilot tests were applied in the city of Gramado, in Rio Grande do Sul. The study resulted in a method composed of a structured interview script, informal conversations, and a field diary. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectCidade e vilaspt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectMoradores da cidade - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectTourismen
dc.subjectVillagesen
dc.subjectPerceptionen
dc.subjectCity dwellers - Evaluationen
dc.titlePERCEPTUR: : um método para identificar a percepção do morador de uma localidade turística, sua relação com o turismo e o lugarpt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0499659162014068pt_BR
mtd2-br.author.lattesBerti, Francielept_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Turismo e Hospitalidadept_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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