• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Transbordamentos da linguagem: um pensamento sobre a dança cênica na cidade de Bento Gonçalves a partir da desconstrução derridiana

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Cristian Bernich.pdf (2.718Mb)
Data
2023-05-08
Autor
Bernich, Cristian
Orientador
Gomezjurado Zevallos, Verônica Pilar
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
As inscrições em dança cênica na cidade de Bento Gonçalves possuem registros salvaguardados no museu municipal que datam a partir do fim da década de 1950, que são, em geral, escritas fonéticas e imagéticas. Esta dissertação investiga a problematização entre dança e escrita a partir de registros do percurso criativo em dança. O propor uma reflexão sobre o entendimento de um possível transbordamento do conceito de linguagem, além de explorar as possibilidades acerca de diferentes propostas e modos de inscrições em escrita na dança cênica como arquivo. Como hipótese, a partir do transbordamento da linguagem, permite-se fazer reflexões acerca de possiblidades de escritas na dança cênica de Bento Gonçalves. A fundamentação teórica é proposta a partir das noções de rastro, arquivo, herança e do conceito de transbordamento da linguagem propostas pelo filósofo Jacques Derrida, principalmente nas obras Gramatologia (1973), Mal de arquivo: uma impressão freudiana (2001) e Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (2012), as quais possibilitam desenvolver uma narrativa conceitual que permeia a linguagem a partir da desconstrução, além de Salles, em Gesto inacabado: processo de criação artística (2011), entre outros. A metodologia deste estudo se dá por meio de uma análise descritiva e interpretativa da noção de 'transbordamento do conceito de linguagem', e, no decorrer da dissertação, são apresentadas leituras de inscrições textuais de registros documentais e imagéticos de artistas de Bento Gonçalves salvaguardados no museu municipal. Também são apresentadas no discorrer da dissertação, possiblidades de inscrições e memórias arquivadas no corpo e suas relações com as noções de herança e rastro ou seja, outras propostas de escritas em dança a partir do transbordamento da linguagem. Em seu corpus, o estudo expõe um conjunto de reflexões sobre a linguagem, dança, escrita e herança no intuito de apresentar outros modos de entendimentos acerca de formas de inscrição na escrita em dança e sobre a dança bento-gonçalvense como arquivo. O estudo é parte do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura, com a linha de pesquisa em Linguagem e Cultura. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11944
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [211]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV