• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Transbordamentos da linguagem: um pensamento sobre a dança cênica na cidade de Bento Gonçalves a partir da desconstrução derridiana

Thumbnail
Mostra/Apri
Dissertação Cristian Bernich.pdf (2.718Mb)
Data
2023-05-08
Autore
Bernich, Cristian
Orientador
Gomezjurado Zevallos, Verônica Pilar
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
As inscrições em dança cênica na cidade de Bento Gonçalves possuem registros salvaguardados no museu municipal que datam a partir do fim da década de 1950, que são, em geral, escritas fonéticas e imagéticas. Esta dissertação investiga a problematização entre dança e escrita a partir de registros do percurso criativo em dança. O propor uma reflexão sobre o entendimento de um possível transbordamento do conceito de linguagem, além de explorar as possibilidades acerca de diferentes propostas e modos de inscrições em escrita na dança cênica como arquivo. Como hipótese, a partir do transbordamento da linguagem, permite-se fazer reflexões acerca de possiblidades de escritas na dança cênica de Bento Gonçalves. A fundamentação teórica é proposta a partir das noções de rastro, arquivo, herança e do conceito de transbordamento da linguagem propostas pelo filósofo Jacques Derrida, principalmente nas obras Gramatologia (1973), Mal de arquivo: uma impressão freudiana (2001) e Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (2012), as quais possibilitam desenvolver uma narrativa conceitual que permeia a linguagem a partir da desconstrução, além de Salles, em Gesto inacabado: processo de criação artística (2011), entre outros. A metodologia deste estudo se dá por meio de uma análise descritiva e interpretativa da noção de 'transbordamento do conceito de linguagem', e, no decorrer da dissertação, são apresentadas leituras de inscrições textuais de registros documentais e imagéticos de artistas de Bento Gonçalves salvaguardados no museu municipal. Também são apresentadas no discorrer da dissertação, possiblidades de inscrições e memórias arquivadas no corpo e suas relações com as noções de herança e rastro ou seja, outras propostas de escritas em dança a partir do transbordamento da linguagem. Em seu corpus, o estudo expõe um conjunto de reflexões sobre a linguagem, dança, escrita e herança no intuito de apresentar outros modos de entendimentos acerca de formas de inscrição na escrita em dança e sobre a dança bento-gonçalvense como arquivo. O estudo é parte do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura, com a linha de pesquisa em Linguagem e Cultura. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11944
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [211]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV