Show simple item record

dc.contributor.advisorGomezjurado Zevallos, Verônica Pilar
dc.contributor.authorBernich, Cristian
dc.contributor.otherStefani, Jaqueline
dc.contributor.otherNeiderauer, Carina Maria Melchiors
dc.contributor.otherBellini, Magda Amabile Biazus Carpeggiani
dc.contributor.otherCarvalho, Carla
dc.date.accessioned2023-05-09T13:17:20Z
dc.date.available2023-05-09T13:17:20Z
dc.date.issued2023-05-08
dc.date.submitted2023-02-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11944
dc.descriptionAs inscrições em dança cênica na cidade de Bento Gonçalves possuem registros salvaguardados no museu municipal que datam a partir do fim da década de 1950, que são, em geral, escritas fonéticas e imagéticas. Esta dissertação investiga a problematização entre dança e escrita a partir de registros do percurso criativo em dança. O propor uma reflexão sobre o entendimento de um possível transbordamento do conceito de linguagem, além de explorar as possibilidades acerca de diferentes propostas e modos de inscrições em escrita na dança cênica como arquivo. Como hipótese, a partir do transbordamento da linguagem, permite-se fazer reflexões acerca de possiblidades de escritas na dança cênica de Bento Gonçalves. A fundamentação teórica é proposta a partir das noções de rastro, arquivo, herança e do conceito de transbordamento da linguagem propostas pelo filósofo Jacques Derrida, principalmente nas obras Gramatologia (1973), Mal de arquivo: uma impressão freudiana (2001) e Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (2012), as quais possibilitam desenvolver uma narrativa conceitual que permeia a linguagem a partir da desconstrução, além de Salles, em Gesto inacabado: processo de criação artística (2011), entre outros. A metodologia deste estudo se dá por meio de uma análise descritiva e interpretativa da noção de 'transbordamento do conceito de linguagem', e, no decorrer da dissertação, são apresentadas leituras de inscrições textuais de registros documentais e imagéticos de artistas de Bento Gonçalves salvaguardados no museu municipal. Também são apresentadas no discorrer da dissertação, possiblidades de inscrições e memórias arquivadas no corpo e suas relações com as noções de herança e rastro ou seja, outras propostas de escritas em dança a partir do transbordamento da linguagem. Em seu corpus, o estudo expõe um conjunto de reflexões sobre a linguagem, dança, escrita e herança no intuito de apresentar outros modos de entendimentos acerca de formas de inscrição na escrita em dança e sobre a dança bento-gonçalvense como arquivo. O estudo é parte do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura, com a linha de pesquisa em Linguagem e Cultura. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe city of Bento Gonçalves-RS (Brazil) has inscriptions in concert dance in safeguarded records in the municipal museum, which are, in general, imagery and phonetic writings dating from the end of the 1950s. This research investigates the tension between dance and writing based on these records of the creative history of dance in Bento Gonçalves. The study aims to provide a reflection on the understanding of a possible overflow in the concept of language, as well as to explore the possibilities regarding different proposals and inscriptions modes in writing considering concert dance as an archive. As its hypothesis, reflections are raised from the overflow of language regarding the possibilities of writing within the context of Bento Gonçalves' concert dance. The theoretical foundation is built from the notions of trace, archive, inheritance and the concept of overflow of language outlined by the philosopher Jacques Derrida, mainly in of Gramatology (1973), Archive Fever: a Freudian Impression (2001) and Thinking out of Sight: Writings on the Arts of the Visible (2012) - which allow the development of a conceptual narrative that pervades language based on the deconstruction - besides Salles, in Unfinished Gesture: artistic creation process (2011), among other authors. The methodology is developed through a descriptive and interpretative approach on the notion of `overflow of the concept of language', and, during the course of the research, textual inscriptions of imagery and documentary records of Bento Gonçalves' artists safeguarded in the municipal museum are analyzed. Also presented in this dissertation are possibilities of inscriptions and archived memories in the body and their relationships with the notions of inheritance and trace, that is, other proposals of writings in dance from the overflow of language. In its corpus, this study brings a set of reflections on language, dance, writing and inheritance in order to demonstrate other ways of understanding with reference to ways of inscription regarding writing in dance and Bento-Gonçalves' dance as an archive. The study is part of the Graduate Program in Language and Culture, with a research line in Language and Culture. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDança - Linguagempt_BR
dc.subjectDança - Bento Gonçalves (RS)pt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectDance - Languageen
dc.subjectDance - Bento Gonçalves (Brazil)en
dc.subjectLanguage and languagesen
dc.subjectWritingen
dc.titleTransbordamentos da linguagem: um pensamento sobre a dança cênica na cidade de Bento Gonçalves a partir da desconstrução derridianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8725355466268456pt_BR
mtd2-br.author.lattesBERNICH, Cristianpt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Letras e Culturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record