Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBonone, Carlos Gabriel Gallina
dc.contributor.authorAlves, Luiza Deves
dc.contributor.otherRech, Ricardo Rodrigo
dc.date.accessioned2023-05-25T16:14:58Z
dc.date.available2023-05-25T16:14:58Z
dc.date.issued2022-07-13
dc.date.submitted2022-07-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12029
dc.descriptionO objetivo deste estudo foi compreender de que forma ocorrem as aulas de Educação Física nos 4º anos das séries iniciais após o retorno das aulas presenciais. Por sua vez, os objetivos específicos foram identificar os conteúdos abordados pelos professores do 4º ano do Ensino Fundamental, verificar como ocorreu a participação dos alunos no retorno presencial das aulas e analisar a interação professor-alunos, dando ênfase na importância dos feedbacks. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo descritivo e transversal, que utiliza o método de investigação de campo com informações coletadas através de observações e entrevistas semiestruturadas. A amostra final acabou sendo constituída por 3 professores, 3 turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, de 3 escolas municipais da cidade de Caxias do Sul. Os principais resultados foram: com relação aos conteúdos os três professores apropriam-se dos documentos norteadores da educação para embasar suas práticas pedagógicas; ao que se refere a participação dos alunos no retorno presencial, identificou-se que os protocolos praticamente não ocorrem mais; o envolvimento dos estudantes nas aulas é bastante ativo e a relação entre os professores e alunos evidenciou um vínculo respeitoso e afetuoso observável através dos feedbacks. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to understand how Physical Education classes occur in the 4th initial series year after the return of face-to-face classes. In turn, the specific objectives were to identify the contents addressed by the teachers of the 4th year of Elementary School, to verify how the student's participation in the classroom return to classes occurred, and to analyze the teacher-students interaction, emphasizing the importance of feedback. The study is qualitative, descriptive, and transversal research, which uses the field research method with data collected through observations and interviews. The final sample ended up being constituted of 3 teachers, 3 classes in the 4th year of Elementary School, from 3 municipal schools in the Caxias do Sul city. The main results were: in terms of content, the three teachers appropriated the guiding documents of education to support their pedagogical practices; about student participation in face-to-face return, it was identified that the protocols practically no longer occur; The involvement of students in classes is very active and the relationship between teachers and students showed a respectful and affectionate bond, observable through the feedbacks. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEscolas municipais - Caxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA prática da educação física nas escolas municipais de Caxias do Sul – RS: o retorno das aulas presenciaispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Educação Físicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-07-12


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples