Análise computacional de desempenho de um motor de combustão interna com a utilização de gasolina, metano e hidrogênio
Fecha
2022-12-21Autor
Pasini, Bruno César
Orientador
Colombo, Adelair Lino
Metadatos
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O presente trabalho é um estudo de avaliação da utilização do hidrogênio como combustível alternativo em motores de combustão interna. Analisou-se comparativamente o desempenho do motor quanto a utilização dos combustíveis gasolina e metano. Foi utilizado o método de simulação computacional, através do software Lotus Engine Simulation. Foram gerados gráficos de desempenho de torque, potência, consumo específico de combustível e pressão efetiva para cada combustível considerando fator lambda igual a 1. Os resultados mostram a superioridade do hidrogênio em todas as comparações. Potência: 65,28% em relação a gasolina e 77,9% ao metano; Torque: 29,8% em relação a gasolina e 44,6 ao metano; Consumo específico: valores máximos de 63% em relação a gasolina e 59% ao metano; Pressão efetiva: 29,8% em relação a gasolina e 44,7 % ao metano. Conclui-se, a partir dos resultados obtidos, que o hidrogênio possui um desempenho superior e é uma opção para motores de combustão interna, contudo, devido as suas propriedades e características físicas, são necessárias alterações e adequações na construção dos motores que atualmente utilizam outros combustíveis. [resumo fornecido pelo autor]