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dc.contributor.advisorColombo, Adelair Lino
dc.contributor.authorPasini, Bruno César
dc.contributor.otherAltafini, Carlos Roberto
dc.contributor.otherLinzmaier, Paulo Roberto
dc.date.accessioned2023-05-29T22:37:48Z
dc.date.available2023-05-29T22:37:48Z
dc.date.issued2022-12-21
dc.date.submitted2022-12-08 00:00:00
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12041
dc.descriptionO presente trabalho é um estudo de avaliação da utilização do hidrogênio como combustível alternativo em motores de combustão interna. Analisou-se comparativamente o desempenho do motor quanto a utilização dos combustíveis gasolina e metano. Foi utilizado o método de simulação computacional, através do software Lotus Engine Simulation. Foram gerados gráficos de desempenho de torque, potência, consumo específico de combustível e pressão efetiva para cada combustível considerando fator lambda igual a 1. Os resultados mostram a superioridade do hidrogênio em todas as comparações. Potência: 65,28% em relação a gasolina e 77,9% ao metano; Torque: 29,8% em relação a gasolina e 44,6 ao metano; Consumo específico: valores máximos de 63% em relação a gasolina e 59% ao metano; Pressão efetiva: 29,8% em relação a gasolina e 44,7 % ao metano. Conclui-se, a partir dos resultados obtidos, que o hidrogênio possui um desempenho superior e é uma opção para motores de combustão interna, contudo, devido as suas propriedades e características físicas, são necessárias alterações e adequações na construção dos motores que atualmente utilizam outros combustíveis. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present work is an evaluation study of the use of hydrogen as an alternative fuel in internal combustion engines. The engine performance was comparatively analyzed regarding the use of gasoline and methane fuels. The computational simulation method was used, through the software Lotus Engine Simulation. Graphs of performance of torque, power, specific fuel consumption and effective pressure were generated for each fuel considering a lambda factor equal to 1. The results show the superiority of hydrogen in all comparisons. Power: 65.28% compared to gasoline and 77.9% to methane; Torque: 29.8% compared to gasoline and 44.6% to methane; Specific consumption: maximum values of 63% for gasoline and 59% for methane; Effective pressure: 29.8% compared to gasoline and 44.7% to methane.It is concluded, from the results obtained, that hydrogen has a superior performance and is an option for internal combustion engines, however, due to its properties and physical characteristics, changes and adjustments are needed in the construction of the engines that currently use other fuels. [resumo fornecido pelo autor]en_US
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectMotores a gasolinapt_BR
dc.subjectHidrogêniopt_BR
dc.titleAnálise computacional de desempenho de um motor de combustão interna com a utilização de gasolina, metano e hidrogêniopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Automotivapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-12-26


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