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dc.contributor.advisorStefani, Jaqueline
dc.contributor.authorRockenbach, Joseane Rosa
dc.contributor.otherStrohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
dc.contributor.otherNiederauer, Carina Maria Melchiors
dc.contributor.otherGomezjurado Zevallos, Verónica Pilar
dc.date.accessioned2023-05-31T13:59:16Z
dc.date.available2023-05-31T13:59:16Z
dc.date.issued2023-05-26
dc.date.submitted2023-02-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12050
dc.descriptionEste estudo objetiva verificar possibilidades de desenvolvimento da competência argumentativa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa concentrou-se no 5º ano, por tratar-se de uma fase de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza a necessidade de um trabalho voltado para o desenvolvimento dessa competência, com o objetivo de aprimorar a capacidade do aluno de opinar e defender seu ponto de vista, instigando-o a fazer isso de forma autônoma e pertinente à situação. A metodologia constituiu-se de um estudo teórico respaldado em autores como Dolz (1996); Leitão (1997), (2005), (2007), (2011), (2012); Perelman (1997); Perelman e OlbrechtTyteca (1996); Cury (2019), (2002); Carrilho (2002), além das Leis Brasileiras sobre educação. O problema que orienta esta pesquisa investiga como trabalhar com a competência argumentativa já nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No intuito de respondê-lo, apresenta-se um panorama a respeito da origem e das particularidades da argumentação para, em seguida, investigar a abordagem que os autores supracitados fazem acerca da capacidade de argumentar das crianças, especialmente no 5º. Os resultados apontam que, além de estar amparada pela BNCC, é importante que a competência argumentativa seja trabalhada já nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo o 5º ano o momento mais adequado para isso, pois o aluno adquire mais autonomia intelectual, consciência de normas e valores sociais, além de já ser capaz de refletir sobre as consequências do seu ato de fala, assim como do outro. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to chek the possibilities of developing argumentative competence in the Early Years of Elementary School. The research focused on the 5th year because it is a transition phase between the Early Years and the Final Years of Elementary School. The National Common Curricular Base (NCCB) emphasizes the need for work aimed at developing this competence, intending to improve the student's ability to give an opinion and defend her/his point of view, instigating her/him to do so autonomously and according to the situation. This is a theoretical study supported by authors such as como Dolz (1996); Leitão (1997), (2005), (2007), (2011), (2012); Perelman (1997); Perelman and Olbrecht-Tyteca (1996); Cury (2002), (2019); Carrilho (2002 in addition to the Brazilian Laws on education.The problem that guides this research investigates whether it is possible to start the development of argumentative competence already in the Early Years of Elementary School. To answer the problem, an overview is presented regarding the origin and particularities of argumentation, to then investigate the approach that the aforementioned authors take regarding children's ability to argue, especially in the 5th grade. The results indicate that, in addition to being supported by the NCCB, it is important to work on the development of argumentative competence already in the Early Years of Elementary School with the 5th year being the most appropriate time for this, as the student acquires more intellectual autonomy, awareness of norms and social values, in addition to already being able to reflect on the consequences of their speech act, as well as the others. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectOratóriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectOratoryen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectCommon National Curriculum Baseen
dc.titleLiames necessários para o desenvolvimento da competência argumentativa no 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7253640827629832pt_BR
mtd2-br.author.lattesROCKENBACH, J. R.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Letras e Culturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2023-05-25


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