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dc.contributor.advisorAcosta, Victor Hugo Velazquez
dc.contributor.authorTurella, Eduardo Felippe
dc.contributor.otherZeilmann, Rodrigo Panosso
dc.contributor.otherVieceli, Alexandre
dc.date.accessioned2023-06-12T18:37:22Z
dc.date.available2023-06-12T18:37:22Z
dc.date.issued2022-12-19
dc.date.submitted2022-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12102
dc.descriptionAços avançados de alta resistência mecânica (AHSS do inglês, Advanced High Strength Steels), são uma alternativa atraente em aplicações estruturais. Devido ao baixo teor de carbono e elementos de liga, os aços AHSS apresentam bons níveis de tenacidade e de resistência mecânica, além de boa soldabilidade, contudo, é possível fabricar componentes estruturais mais leves, permitindo assim a economia de combustível, acarretando na diminuição da emissão de dióxido de carbono expelido para a atmosfera, se tornando um material de construção ambientalmente correto. A boa combinação das propriedades mecânicas permite que o aço seja amplamente utilizado na indústria automotiva. Para tais aplicações, o processo de soldagem é inevitável, o qual produz alterações microestruturais localizadas e redução dos níveis de resistência mecânica, além de defeitos indesejáveis, que geram potenciais problemas de segurança e confiabilidade. Neste trabalho, estudou-se a influência do processo de soldagem por arco elétrico com atmosfera de proteção gasosa (GMAW) na zona termicamente afetada, alterando a microestrura e propriedades mecânicas do aço DIN EN 10149-2 S700 MC, aplicando três energias de soldagem diferentes. Para isso, os corpos de prova após a soldagem foram estudados por meio de análises microestruturais e macroestruturais, ensaios de tração, dobramento e microdureza. Os resultados mostraram que houve um decréscimo na resistência a tração pós soldagem, devido a transformação de fase ocasionada pelo aquecimento da região de crescimento de grão, ou zona termicamente afetada. As amostras soldadas com maior energia apresentaram defeitos, como: falta de fusão e porosidade, o que compromete na integridade da estrutura. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractAdvanced High Strength Steels (AHSS) are an attractive alternative in structural applications. Due to the low content of carbon and alloying elements, AHSS steels have good levels of toughness and mechanical strength, in addition to good weldability, however, it is possible to manufacture lighter structural components, thus allowing fuel savings, resulting in a reduction in the emission of carbon dioxide expelled into the atmosphere, becoming an environmentally correct building material. The good combination of mechanical properties allows steel to be widely used in the automotive industry. For such applications, the welding process is inevitable, which produces localized microstructural changes and reduced levels of mechanical strength, in addition to undesirable defects, which generate potential safety and reliability problems. In this work, the influence of the electric arc welding process with shielding gaseous atmosphere (GMAW) in the heat-affected zone was studied, changing the microstructure and mechanical properties of steel DIN EN 10149-2 S700 MC, applying three different welding energies. For this, the specimens after welding were studied through microstructural and macrostructural analyses, tensile, bending and microhardness tests. The results showed that there was a decrease in the tensile strength after welding, due to the phase transformation caused by the heating of the grain growth region, or the thermally affected zone. The samples welded with higher energy showed defects, such as: lack of fusion and porosity, which compromises the integrity of the structure. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectAço de alta resistênciapt_BR
dc.subjectAço - Soldabilidadept_BR
dc.subjectSoldagempt_BR
dc.titleEfeito da energia de soldagem sobre a zona termicamente afetada de um aço avançado de alta resistência mecânicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-12-20


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