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dc.contributor.advisorVieceli, Alexandre
dc.contributor.authorBoschetti, Ben-Hur
dc.contributor.otherCesario, André Alaniz
dc.contributor.otherNascimento, Vagner do
dc.date.accessioned2023-06-13T16:47:40Z
dc.date.available2023-06-13T16:47:40Z
dc.date.issued2022-12-22
dc.date.submitted2022-12-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12111
dc.descriptionA busca da melhoria contínua dos produtos aliada às exigências do mercado, cria-se oportunidades de desenvolver projetos mais alinhados com as necessidades dos clientes. Reduzir o tempo de montagem e aumentar a robustez foram metas estabelecidas para o desenvolvimento de um novo suporte do reservatório lateral para caminhões basculantes. Ao projetar suportes fixados na lateral das longarinas de caminhões tratores, é necessário verificar as amplitudes de vibrações mecânicas geradas através das acelerações em diferentes perfis de pistas. Por este motivo, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o suporte do reservatório lateral diante das condições de contorno em múltiplos terrenos e comparar com a análise modal computacional realizada. Para a análise, o veículo foi submetido a testes experimentais percorrendo diferentes perfis de pista, com o propósito de ser quantificado o sinal transmitido pelas pistas que estão chegando à estrutura do suporte. A partir, dos resultados obtidos com o método experimental, foram reconhecidas as tensões, acelerações, frequências naturais e amplitudes atuantes no sistema. Os resultados mostraram que o gancho do suporte, ponto crítico, resiste ao carregamento sem deformação plástica. Contudo, o suporte testado apresentou baixa rigidez em determinados trajetos, com elevadas amplitudes de deslocamentos verticais, de modo que uma análise futura de durabilidade seria necessária. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe pursuit for continuous product improvement, combined with market demands, creates opportunities to develop projects that are more aligned with customer needs. Reducing assembly time and increasing robustness were goals set for the development of a new side oil tank support for dump trucks. When designing supports attached to the side of tractor truck spars, it is necessary to verify the amplitudes of mechanical vibrations generated through accelerations in different profiles of tracks. For this reason, the present research aims to evaluate the support of the side oil tank in the face of boundary conditions in multiple lanes and compare with computational modal analysis made by developing engineering. For the analysis, the vehicle was subjected to experimental tests covering different track profiles, with the purpose of quantifying the signal transmitted by the tracks that are reaching the support structure. From the results obtained with the experimental method, the stresses, accelerations, natural frequencies and amplitudes acting in the system were recognized. The results showed that the support hook, critical point, resists loading without plastic deformation. However, the tested support showed low stiffness in certain paths, with high amplitudes of vertical displacements, so that a future durability analysis would be necessary. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectVeículos - Efeito da vibraçãopt_BR
dc.subjectReservatóriospt_BR
dc.titleAnálise experimental do suporte de fixação de um reservatório hidráulico lateral para caminhão tratorpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-04-03


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