Mostrar el registro sencillo del ítem
Análise comparativa do custo do caminhão em dois percursos: de Bento Gonçalves a Belém e de Garibaldi a São Paulo
dc.contributor.advisor | Baccon, Melissa | |
dc.contributor.author | Pereira, Cláudio Salvadori | |
dc.contributor.other | Larentis, Fabiano | |
dc.contributor.other | Tumelero, Nívia | |
dc.date.accessioned | 2023-06-28T00:44:45Z | |
dc.date.available | 2023-06-28T00:44:45Z | |
dc.date.issued | 2022-12-13 | |
dc.date.submitted | 2022-12-09 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/12241 | |
dc.description | O estudo derivou-se das discussões no curso de Administração referente ao custo do quilômetro rodado de uma das unidades de transporte rodoviário utilizada no Brasil, conhecida popularmente por "cavalo e carreta", equipamento que se diferencia devido a uma parte da estrutura possuir a força do motor (motriz), rodas de tração e a cabine do motorista. Objetivando apresentar um método para análise do custo real de um caminhão para auxiliar na decisão da precificação do custo do serviço de frete de ida e volta. Para isso, como fonte, utilizou-se de pesquisa bibliográfica relacionada ao meio de transporte, e a aos sistemas de custos existentes na modalidade de veículo de transporte rodoviário. Assim sendo, para obter mais informações sobre o assunto, foi realizado um estudo de caso, em duas transportadoras, em que foram apresentados dois percursos: o eixo Bento Gonçalves - Belém e Garibaldi - São Paulo, visando evidenciar como proceder para determinar o custo da unidade "cavalo mecânico trucado ou LS". Dessa forma, optou-se em utilizar o método de custo direto, por se tratar de uma operação específica, que é um dos referenciais mais utilizados, complementado com o custo do condutor. A partir desse diagnóstico, essa metodologia de análise poderá se estender a outras categorias de veículos, desde que consideradas as variáveis pertinentes ao equipamento e eixo rodoviário a ser analisado. Partindo desse contexto, elaborou-se uma planilha no programa Excel para facilitar o cálculo do custo de ida e de volta, a fim de auxiliar o motorista na precificação desse serviço, uma vez que, o resultado foi positivo, pois o cálculo final apresentado pela planilha aproxima muito mais os custos, assim facilitando na hora de precificar o frete tanto de ida como de volta. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Transporte rodoviário - Custo operacional | pt_BR |
dc.subject | Fretes - Custos | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa do custo do caminhão em dois percursos: de Bento Gonçalves a Belém e de Garibaldi a São Paulo | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Administração | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |