Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor
dc.contributor.editorLemos, Caroline Caldas
dc.contributor.editorWitschoreck, Mirley Tereza Correia da Costa
dc.contributor.editorKullmann, Niuana
dc.date.accessioned2023-06-30T04:30:48Z
dc.date.available2023-06-30T04:30:48Z
dc.date.issued2023-06-29
dc.identifier.isbn978-65-5807-253-9
dc.identifier.urihttps://ucs.br/educs/livro/escola-democratica-e-inclusiva-pedagogias-pesquisas-e-praticas-educacionais/
dc.descriptionEste artigo tem como objetivo principal apresentar reflexões sobre cultura escolar inclusiva, direcionando-se mais especificamente à inclusão da deficiência, por considerá- la um desafio ainda maior, levando em conta a história da deficiência e as barreiras sociais que estas pessoas ainda enfrentam nos modelos atuais de escola e sociedade. Com esse intuito, iniciaremos com breves comentários sobre a deficiência na história e seguiremos discorrendo sobre algumas concepções dos Estudos da Deficiência. Na sequência, traremos conceitos de cultura e cultura escolar, a fim de chegar ao delineamento de cultura escolar inclusiva, dialogando com os Estudos da Deficiência e apresentando reflexões que possam contribuir com o entendimento acerca do desenvolvimento de uma cultura escolar inclusiva. Para atingir o objetivo proposto neste artigo, utilizar-se-á o aporte metodológico da revisão narrativa de literatura, que consiste, segundo Rother (2007), em um método que analisa e discute de forma abrangente e crítica determinado assunto do ponto de vista teórico ou contextual. A autora explica que artigos que usam esse estilo de revisão utilizam fontes de informações bibliográficas ou eletrônicas para obter resultados de pesquisas realizadas por outros autores, sem a necessidade de detalhar informações referentes às fontes de informação utilizadas, à metodologia, nem aos critérios de avaliação e seleção dos trabalhos, pois não pretende utilizar dados quantitativos para responder uma questão específica, como acontece com a revisão sistemática. Seguindo o foco da revisão narrativa, tem-se como objetivo adquirir e atualizar o conhecimento da temática proposta para este artigo.pt_BR
dc.language.isopt_BR
dc.titleEscola democrática e inclusiva: pedagogias, pesquisas e práticas educacionaispt_BR
dc.typeLivro Eletrônicopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo principal apresentar reflexões sobre cultura escolar inclusiva, direcionando-se mais especificamente à inclusão da deficiência, por considerá- la um desafio ainda maior, levando em conta a história da deficiência e as barreiras sociais que estas pessoas ainda enfrentam nos modelos atuais de escola e sociedade. Com esse intuito, iniciaremos com breves comentários sobre a deficiência na história e seguiremos discorrendo sobre algumas concepções dos Estudos da Deficiência. Na sequência, traremos conceitos de cultura e cultura escolar, a fim de chegar ao delineamento de cultura escolar inclusiva, dialogando com os Estudos da Deficiência e apresentando reflexões que possam contribuir com o entendimento acerca do desenvolvimento de uma cultura escolar inclusiva. Para atingir o objetivo proposto neste artigo, utilizar-se-á o aporte metodológico da revisão narrativa de literatura, que consiste, segundo Rother (2007), em um método que analisa e discute de forma abrangente e crítica determinado assunto do ponto de vista teórico ou contextual. A autora explica que artigos que usam esse estilo de revisão utilizam fontes de informações bibliográficas ou eletrônicas para obter resultados de pesquisas realizadas por outros autores, sem a necessidade de detalhar informações referentes às fontes de informação utilizadas, à metodologia, nem aos critérios de avaliação e seleção dos trabalhos, pois não pretende utilizar dados quantitativos para responder uma questão específica, como acontece com a revisão sistemática. Seguindo o foco da revisão narrativa, tem-se como objetivo adquirir e atualizar o conhecimento da temática proposta para este artigo.pt_BR
dc.publisher.editoraEducspt_BR
dc.description.edition1ª ed.pt_BR
dc.description.localpubCaxias do Sul - RSpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem