Mostra i principali dati dell'item
Escola democrática e inclusiva: pedagogias, pesquisas e práticas educacionais
dc.contributor.advisor | ||
dc.contributor.editor | Lemos, Caroline Caldas | |
dc.contributor.editor | Witschoreck, Mirley Tereza Correia da Costa | |
dc.contributor.editor | Kullmann, Niuana | |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T04:30:48Z | |
dc.date.available | 2023-06-30T04:30:48Z | |
dc.date.issued | 2023-06-29 | |
dc.identifier.isbn | 978-65-5807-253-9 | |
dc.identifier.uri | https://ucs.br/educs/livro/escola-democratica-e-inclusiva-pedagogias-pesquisas-e-praticas-educacionais/ | |
dc.description | Este artigo tem como objetivo principal apresentar reflexões sobre cultura escolar inclusiva, direcionando-se mais especificamente à inclusão da deficiência, por considerá- la um desafio ainda maior, levando em conta a história da deficiência e as barreiras sociais que estas pessoas ainda enfrentam nos modelos atuais de escola e sociedade. Com esse intuito, iniciaremos com breves comentários sobre a deficiência na história e seguiremos discorrendo sobre algumas concepções dos Estudos da Deficiência. Na sequência, traremos conceitos de cultura e cultura escolar, a fim de chegar ao delineamento de cultura escolar inclusiva, dialogando com os Estudos da Deficiência e apresentando reflexões que possam contribuir com o entendimento acerca do desenvolvimento de uma cultura escolar inclusiva. Para atingir o objetivo proposto neste artigo, utilizar-se-á o aporte metodológico da revisão narrativa de literatura, que consiste, segundo Rother (2007), em um método que analisa e discute de forma abrangente e crítica determinado assunto do ponto de vista teórico ou contextual. A autora explica que artigos que usam esse estilo de revisão utilizam fontes de informações bibliográficas ou eletrônicas para obter resultados de pesquisas realizadas por outros autores, sem a necessidade de detalhar informações referentes às fontes de informação utilizadas, à metodologia, nem aos critérios de avaliação e seleção dos trabalhos, pois não pretende utilizar dados quantitativos para responder uma questão específica, como acontece com a revisão sistemática. Seguindo o foco da revisão narrativa, tem-se como objetivo adquirir e atualizar o conhecimento da temática proposta para este artigo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.title | Escola democrática e inclusiva: pedagogias, pesquisas e práticas educacionais | pt_BR |
dc.type | Livro Eletrônico | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo principal apresentar reflexões sobre cultura escolar inclusiva, direcionando-se mais especificamente à inclusão da deficiência, por considerá- la um desafio ainda maior, levando em conta a história da deficiência e as barreiras sociais que estas pessoas ainda enfrentam nos modelos atuais de escola e sociedade. Com esse intuito, iniciaremos com breves comentários sobre a deficiência na história e seguiremos discorrendo sobre algumas concepções dos Estudos da Deficiência. Na sequência, traremos conceitos de cultura e cultura escolar, a fim de chegar ao delineamento de cultura escolar inclusiva, dialogando com os Estudos da Deficiência e apresentando reflexões que possam contribuir com o entendimento acerca do desenvolvimento de uma cultura escolar inclusiva. Para atingir o objetivo proposto neste artigo, utilizar-se-á o aporte metodológico da revisão narrativa de literatura, que consiste, segundo Rother (2007), em um método que analisa e discute de forma abrangente e crítica determinado assunto do ponto de vista teórico ou contextual. A autora explica que artigos que usam esse estilo de revisão utilizam fontes de informações bibliográficas ou eletrônicas para obter resultados de pesquisas realizadas por outros autores, sem a necessidade de detalhar informações referentes às fontes de informação utilizadas, à metodologia, nem aos critérios de avaliação e seleção dos trabalhos, pois não pretende utilizar dados quantitativos para responder uma questão específica, como acontece com a revisão sistemática. Seguindo o foco da revisão narrativa, tem-se como objetivo adquirir e atualizar o conhecimento da temática proposta para este artigo. | pt_BR |
dc.publisher.editora | Educs | pt_BR |
dc.description.edition | 1ª ed. | pt_BR |
dc.description.localpub | Caxias do Sul - RS | pt_BR |
Files in questo item
Questo item appare nelle seguenti collezioni
-
Pesquisa [99]