Análise de viabilidade de abertura de um e-commerce de óleos lubrificantes e fluidos automotivos em Caxias do Sul
Visualizar/ Abrir
Data
2022-12-16Autor
Bittencourt, Arthur Pedron
Orientador
Bertolazzi, Marco Aurélio
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Cada vez mais o segmento de e-commerce vem crescendo e inovando os comércios virtuais. É uma forma de as empresas buscarem expandirem seus negócios e suas vendas para novos lugares e novos públicos, visando também a acessibilidade e agilidade na hora da compra. O principal objetivo do estudo proposto é a viabilidade financeira para a criação da empresa em questão. A proposta é a análise de viabilidade de um e-commerce de óleos lubrificantes e fluidos automotivos em Caxias do Sul onde até o presente momento não existem modelos de negócios idênticos especializados nesta área. Por meio de uma pesquisa aplicada via Google Forms, com uma amostra da população, foi possível obter dados sobre a aceitação deste modelo de negócio, bem como público-alvo e também as marcas que mais teriam importância nas vendas. No decorrer deste projeto identificou-se a viabilidade financeira de implantação do negócio. Para isso, foram elaboradas planilhas com projeções financeiras com cenário realista para os próximos cinco anos de atuação da empresa no mercado após sua criação. De acordo com as projeções, foram elaborados demonstrativos financeiros realistas, otimistas e pessimistas. Os resultados destes indicadores demonstraram a inviabilidade financeira do negócio proposto. [resumo fornecido pelo autor]