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dc.contributor.advisorWebber, Carine Geltrudes
dc.contributor.authorSilveira, Tiago Zattera da
dc.contributor.otherRocco, Giovanni Ely
dc.contributor.otherFaccin, Daniel Antônio
dc.date.accessioned2016-07-19T18:23:57Z
dc.date.available2016-07-19T18:23:57Z
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1227
dc.descriptionO presente estudo apresenta a importância das Tecnologias de Informação (TI) para a inovação, vista como fator de diferenciação estratégica em contextos de acirrada competitividade empresarial. Tidd, Bessant e Pavitt (2008) dimensionam o valor das inovações através de exemplos como o revolucionário Sistema Toyota de Produção. Por causa dele as empresas dominantes no mercado automotivo precisaram rever imediatamente seu processo produtivo para se adaptar a inovação implantada pelos japoneses. Uma inovação não é apenas uma ideia, mas sim um processo elaborado que resulta na implementação de um novo ou significativamente melhorado produto ou processo organizacional. A inovação compreende etapas de geração de ideias, alocação de recursos, implementação e aceitação por um mercado consumidor. Importantes metodologias como TEMAGUIDE e NUGIN foram desenvolvidas de maneira a sistematizar o surgimento de inovações no meio empresarial, sendo apresentadas neste trabalho. A metodologia TEMAGUIDE é resultado de pesquisas realizadas por um grupo de organizações europeias e atualmente é vista como uma das principais ferramentas de Gestão da Inovação (GI). No cenário nacional ganha destaque a NUGIN, que leva certa vantagem por ter sido elaborada em um contexto mais próximo a realidade brasileira e ainda considerar políticas públicas de fomento à inovação. Em nenhuma das metodologias estudadas no entanto são propostas ferramentas específicas para a execução das suas etapas. Tendo como ponto de partida essa ausência, levanta-se um conjunto de ferramentas de apoio: Gestão de Ideias, Inovação Aberta, Gestão do Conhecimento, Prospecção e Busca Semântica. A cada uma dessas ferramentas são atrelados softwares e tecnologias que viabilizam ou facilitam a aplicação das mesmas, através do compartilhamento de informações, a aquisição e classificação de ideias, a pesquisa e coleta de dados em bases científicas e a previsão de tendências. A introdução da TI no suporte à inovação é destacada por diversos autores que afirmam que a TI pode padronizar e organizar processos de inovação ou ainda caracterizam a adaptação ou utilização de softwares como necessária para o desenvolvimento e a implementação das inovações. Dessa maneira, este trabalho demonstra como as ferramentas de TI são efetivamente essenciais para a execução das metodologias de GI (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.titleA tecnologia da informação como ferramenta de suporte à gestão da inovaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR


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