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Vantagem competitiva em jogos eletrônicos do gênero MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Games): um estudo de caso em Final Fantasy XIV – A Realm Reborn

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TCC Lucas de Carvalho Borella.pdf (3.589Mb)
Data
2023-07-04
Autor
Borella, Lucas de Carvalho
Orientador
Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O avanço crescente da tecnologia permite o desenvolvimento de uma grande variedade de jogos eletrônicos. Cada vez mais diversos produtos são lançados e disponibilizados nas mais diversas plataformas, alcançando praticamente todas as pessoas em nível global. Logo, o objetivo do trabalho é identificar quais são os principais fatores que levam um jogo eletrônico ao sucesso, visando o entendimento das principais motivações dos consumidores desse tipo de produto. Para alcançar o objetivo proposto é desenvolvido um estudo de caso exploratório do jogo eletrônico Final Fantasy XIV - A Realm Reborn, que detêm diversos prêmios e é uma das maiores referências dentro do campo dos MMORPGs. Partiu-se de uma revisão da literatura com o intuito de identificar quais são os principais fatores que motivam esses consumidores a jogarem e continuarem em um determinado jogo. Esses estudos foram utilizados como base para a geração de um guia de entrevista qualitativo, dividido nos cinco campos da competição de José Celso Contador (1995). Esse autor apresenta cinco campos onde uma empresa poder competir: preço, produto, prazo, serviço e imagem, cada campo apresenta os principais fatores críticos de sucesso a serem explorados para seu alcance. Posteriormente, esse instrumento foi enviado a influenciadores digitais e jogadores, no Brasil e no exterior, para obter suas opiniões e inferir quais dos fatores, apresentados podem gerar uma vantagem competitiva. A partir dos resultados encontrados foi possível verificar que os principais campos da competição onde o FFXIV se diferencia são: preço, produto e serviço. "História", "respondem ao feedback da comunidade", "pay-to-play", "microtransações justas", "balanceamento interno" e "acessível a todos computadores" foram os principais fatores críticos de sucesso identificados e que podem ser os aspectos responsáveis pela diferenciação do jogo analisado. A partir dos resultados do presente trabalho serve de motivação para as empresas desenvolvedoras desse tipo de produto a alinharem seus objetivos, com os desejos de seus usuários, para uma melhor compreensão de seus respectivos públicos, onde essa indústria consiga utilizar da gestão para uma melhor satisfação de seus clientes. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12297
Collections
  • Administração - Bacharelado [804]

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