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dc.contributor.advisorMelara, Cintia
dc.contributor.authorGrison, Gabriela Magoga
dc.contributor.otherCoser, Mario
dc.contributor.otherBreitenbach, Renato
dc.date.accessioned2023-07-06T14:02:54Z
dc.date.available2023-07-06T14:02:54Z
dc.date.issued2022-12-19
dc.date.submitted2022-12-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12322
dc.descriptionCom a concorrência no mercado, é importante que as empresas desenvolvam um método preciso que auxilie no controle dos custos, para serem competitivas e obterem retorno financeiro. A análise e controle de custos, com a correta formação do preço de venda são ferramentas fundamentais para a sobrevivência de uma organização. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo identificar os custos envolvidos e analisar a correta apuração de dois serviços efetuados em uma autoelétrica localizada em município da Serra Gaúcha/RS. A realização do trabalho foi embasada em uma pesquisa bibliográfica envolvendo a Contabilidade de Custos, Custos na Prestação do Serviço, Custos na autoelétrica, Formação do Preço de Venda e Margem de Lucro, aliada a uma documentação fornecida pela empresa. A pesquisa caracterizou-se como exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa e a metodologia utilizada é o estudo de caso. A empresa em análise não possui um controle de custos de maneira regular. Assim, foi necessário analisar, a partir do objetivo geral, critérios para o desenvolvimento da apuração correta dos custos envolvidos na prestação dos serviços e, a partir disso, formar um preço de venda adequado. Dessa maneira, dois serviços prestados pela empresa foram escolhidos, propondo um cálculo para definir o preço de venda, comparando-o ao praticado atualmente pela empresa. Como resultado, foi possível concluir que no serviço de troca de lâmpada o preço cobrado está (25,19%) abaixo do proposto, e para o reparo do motor de partida está 30,81% acima do proposto, ou seja, a mais do que cobre os custos e proporciona a margem desejada pelo proprietário. Quanto as limitações do estudo, podem-se citar o fato de a empresa não possuir contabilidade regular e recomendam-se novos estudos sobre custos e formação do preço de venda em outras empresas do mesmo ramo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCustopt_BR
dc.subjectPrestação de serviçospt_BR
dc.subjectVendapt_BR
dc.titleApuração de custos em uma autoelétricapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameCiências Contábeis - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Nova Pratapt_BR
local.data.embargo2022-12-19


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